Prémio Alberto Sampaio com inscrições abertas até final de Maio
Quarta-feira, Fevereiro 24, 2016

Está a decorrer o período de candidaturas ao Prémio Alberto Sampaio. Esta é a primeira edição deste prémio em sete anos, que procura reconhecer trabalhos de investigação na área da História.

Em Novembro de 2015 foi anunciado o regresso do Prémio Alberto Sampaio, após a sua criação em 1995 e um interregno que durava desde 2008.

Após a elaboração e aprovação do regulamento do concurso foi aberto o período de inscrições para candidaturas de participação no concurso. Este prazo vigora até ao dia 31 de Maio de 2016.

O Prémio Alberto Sampaio distingue trabalhos de investigação científica, dentro da área da história económica e social portuguesa ou tema relacionados com os domínios historiográficos, explorados por Alberto Sampaio. O prémio tem um valor pecuniário de 6 mil euros.

O Prémio de História Alberto Sampaio foi criado no ano de 1995 pelos municípios de Guimarães e Famalicão e pela Sociedade Martins Sarmento, onde Alberto Sampaio realizou parte dos seus estudos e actividade. Desde essa edição inaugural seguiram-se edições bianuais, rotativamente organizadas pelos municípios promotores.

Na nova versão do prémio, foi introduzida também a figura de Direcção Científica que, não existindo até agora, passa a ser tutelada pela Academia das Ciências de Lisboa. Esta escolha suporta-se na história e prestígio cultural e científico da instituição, que terá assim a capacidade e os meios adequados para potenciar este prémio.