PUB
Pré-Inscrições abertas para Programa de Vigilância da Floresta
Terça-feira, Maio 25, 2010

O Município de Guimarães, através do seu Gabinete Técnico Florestal e do Instituto Português da Juventude, irá promover a 1.ª edição do Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas

O município vimaranense pretende, com a realização deste projecto, incentivar a participação dos jovens na preservação da natureza e da floresta, reduzindo deste modo os efeitos dos incêndios florestais, através de acções de vigilância e sensibilização.

A iniciativa em questão, designada “Proteger, vigiando o pulmão da Cidade”, decorrerá durante o período de 1 de Julho a 31 de Agosto e estará receptivo à participação de jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos durante períodos consecutivos de 15 dias.

Os voluntários seleccionados irão efectuar acções de vigilância, em equipas de dois elementos, em dois turnos (10h00 às 15h30 e das 15h30 às 21h00) e em dois locais estratégicos na freguesia da Costa (Pio IX e Santuário da Penha).

Terão direito a um seguro de acidentes pessoais, equipamento de apoio para a vigilância e uma bolsa diária de participação no valor de 12,00€ com vista a reembolsar as despesas directas com alimentação e transporte até ao Município de Guimarães. A deslocação para os locais de vigilância será assegurada pelos Serviços da Câmara Municipal.

Nesta fase inicial e até que seja comunicada a aprovação da candidatura apresentada, a Câmara Municipal encontra-se a efectuar a pré-inscrição de jovens que pretendam participar neste projecto, através do Balcão de Atendimento deste Município ou através do portal do Instituto Português da Juventude.

Para a inscrição ser efectuada basta preencher o formulário específico, entregar uma declaração de honra e um termo de compromisso.

Após decisão final por parte da entidade gestora do projecto, os jovens seleccionado serão contactados com vista à preparação das acções de vigilância a realizar.

Mais informações na página do Portal da Juventude.