PUB
“Portugal, a Europa e o Mundo” é tema da quarta edição do Cidadanias
Quinta-feira, Setembro 17, 2015

A quarta edição do Cidadanias, acontece este sábado, 19. Este ano António Magalhães, Sampaio da Nóvoa e Carvalho da Silva debaterão o papel de Portugal na Europa e no Mundo.

António Magalhães, António Sampaio da Nóvoa e Manuel Carvalho da Silva farão parte do painel do seminários “Cidadanias”, organizado pelo quarto ano consecutivo pelo Núcleo de Estudo 25 de Abril (NE25A), em parceria com o Centro de Formação Francisco de Holanda (CFFH).

Este encontro decorrerá a 19 de Setembro, na Escola Secundária das Taipas, a partir das 9 horas, tendo como pano de fundo o tema “Portugal, a Europa e Mundo”. A moderação estará a cargo de Francisca Abreu.

António Magalhães foi presidente da Câmara Municipal de Guimarães, desde Dezembro de 1989 até às últimas autárquicas realizadas a 29 de Setembro de 2013. Nestas, Domingos Bragança passou a ser o novo presidente da autarquia vimaranense e António Magalhães foi eleito presidente da Assembleia Municipal.

António Sampaio da Nóvoa é um dos candidatos às próximas eleições para Presidente da República de 2016. Nasceu em Valença, a 12 de Dezembro de 1954. Doutorou-se em Ciências da Educação e em História, tendo construído a sua carreira académica na Universidade de Lisboa, da qual viria a ser reitor.

Manuel Carvalho da Silva é natural de Barcelos e estudou na Escola Industrial Carlos Amarante, em Braga, onde terminou o Curso Industrial de Montador Electricista. Passou pela Chromolit Portugal, licenciou-se em Sociologia e viria a completar o doutoramento na mesma área no Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE. Coordena a delegação do Centro de Estudos Sociais em Lisboa e é professor catedrático convidado da Universidade Lusófona. Foi secretário-geral da central sindical CGTP-IN, durante 25 anos, entre 1986 e 2011.

A moderadora, Francisca Abreu, foi vereadora da cultura da Câmara Municipal de Guimarães, tendo acompanhado António Magalhães no seu último mandato como presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

A inscrição no seminário deverá ser feita, até ao dia 17 de Setembro, através da ficha de inscrição disponível no blogue do NE25A, ou na página do Centro de Formação Francisco de Holanda ( https://www.cffh.pt/?m=coloquios_seminarios_workshops).