PUB
Ponte romana de Negrelos valorizada e (re)inagurada esta quarta-feira
Terça-feira, Fevereiro 21, 2006

A ponte romana de Negrelos, que liga os concelhos de Santo Tirso e Guimarães, vai ser inaugurada esta quarta-feira, às 15 horas, na presença dos autarcas de Santo Tirso e Guimarães.

Esta ponte – que data do primeiro ou segundo séculos depois de Cristo – dava sequência a uma via romana que passava pelas Taipas, ligando o Porto à estrada Braga-Mérida.

As Taipas tem, aliás, vários vestígios da passagem dos romanos pela Vila.

A ponte de Negrelos ruiu parcialmente em Março do ano passado, mas sofreu obras de recuperação – orçadas em 272 mil euros – que, de acordo com a Câmra de Sto. Tirso, consistiram numa “significativa intervenção estrutural” (consolidação dos arcos, fecho das juntas, recuperação do pavimento original em lajeado de granito, a reabilitação dos muros guardas e a reformulação dos passeios e espaços públicos envolventes).

O projecto de beneficiação da referida ponte foi supervisionado pela Direcção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais e os trabalhos de recuperação foram orientados por especialistas da Universidade do Minho e por técnicos do Gabinete de Arqueologia da Câmara de Santo Tirso.

Durante os trabalhos na via foram encontrados vários objectos de interesse arqueológico, pelo que a autarquia decidiu criar no local um “Espaço Interpretativo”.

Artigos Relacionados