PUB
Plano e Orçamento preparados para inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico
Quinta-feira, Novembro 16, 2006

O documento foi apresentado na reunião da vereação. A cultura e a educação surgem como principais apostas do município de Braga. O Instituto Ibérico também não foi esquecido.

O Município de Braga apresentou no passado dia 13 de Novembro o Plano e Orçamento para o próximo ano. O documento será hoje (16 de Novembro) apresentado na reunião do executivo. A Câmara Municipal de Braga terá para gerir 96,100 milhões de euros, mais 5,3 milhões do que o orçamento do ano em curso.

Entre as prioridades está a aposta na cultura com um especial privilégio para a programação do Theatro Circo. Mesquita Machado referiu que a ideia desta aposta será a devolução à cidade de “uma actividade contínua e diversificada que satisfaça os gostos e enquadramentos culturais de todos os cidadãos”.
Ainda no sector da cultura, o plano prevê a criação da “Escola de Música de Braga”, que deverá ficar localizada no Mercado Carandá, após as obras de requalificação daquele espaço.

A educação é outra das prioridades que constam do documento apresentado. A Câmara Municipal de Braga pretende pôr em marcha um processo de reordenamento da rede escolar do concelho de Braga, em conformidade com a Carta Educativa em elaboração. O reordenamento deverá consistir na requalificação de alguns edifícios, assim como a construção de novos equipamentos.

No âmbito da rubrica referente às actividades económicas, a equipa de Mesquita Machado pretende continuar o processo de criação de condições de instalação do Instituto de Investigação e do Parque Tecnológico, dois equipamentos que pretendem, segundo aquele executivo, fomentar a atractividade do concelho aos sectores da inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados