PUB
Plano de Ação para despoluir rio Ave
Terça-feira, Janeiro 20, 2015

Foi esta a principal medida resultante da reunião realizada na tarde de ontem, entre o município de Guimarães e diversas entidades com responsabilidade na área ambiental.

Uma das medidas resultantes da reunião realizada na tarde de ontem, 19 de janeiro, nas instalações do município vimaranense, entre Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, o Administrador da Agência Portuguesa do Ambiente do Norte, o Comando Territorial do Serviço de Proteção da Natureza, Ambiente e Proteção Animal (SEPNA) da GNR, e a Vimágua, empresa intermunicipal que faz a gestão e exploração dos sistemas públicos de captação, tratamento e distribuição de água para consumo público, foi a de criar um Plano de Ação para despoluir o rio Ave.

Esse Plano incidirá numa intervenção articulada com entidades fiscalizadoras, visando corrigir comportamentos e eliminar focos poluidores tendo em vista a sustentabilidade da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.

“A Câmara está preocupada em defender o rio Ave e em fazer essa articulação com as instituições fiscalizadoras, tendo como objetivo a descontaminação total da água, a monitorização de fontes poluidoras e a identificação de setores de atividade com elevado potencial poluente. O trabalho já começou e tem de ser bem-sucedido”, afirmou Domingos Bragança, no final do encontro.

Para 9 de Fevereiro, pelas 15 horas, está já agendado novo encontro na Câmara de Guimarães, para o qual serão também convidados representantes do Ministério da Agricultura, ASAE, Resinorte, Águas do Noroeste e SEPNA da GNR da Póvoa de Lanhoso, entidades que também vão dar o seu contributo neste projeto coordenado pelo Município de Guimarães.