PUB
Plano de Ação para a Energia Sustentável de Guimarães
Sexta-feira, Fevereiro 27, 2015

O Município de Guimarães viu aprovado, pela Comissão Europeia/Pacto de Autarcas, o Plano de Ação para a Energia Sustentável. Com está ação, a Câmara pretende aumentar a eficiência energética e de utilização de fontes de energias renováveis

A implementação deste Plano é fundamental para cumprir as metas orientadas pelo Pacto Europeu dos Autarcas, cuja adesão foi aprovada pela Câmara Municipal de Guimarães no dia 12 de dezembro de 2013 e submetido ao organismo europeu a 2 de janeiro de 2014.
Este Plano promove o aumento da eficiência energética, utilizando as energias renováveis. As medidas propostas por este plano passam pela optimização da iluminação pública, a realização de auditorias energéticas nos edifícios, serviços públicos e indústrias para avaliar o grau de eficiência energética e a instalação de paneis solares.

A União Europeia pretende expandir à escala local os objetivos comunitários da “Política dos Três Vintes”: pretende que em 2020 e eficiência energética chegue aos 20%, com mais de energias renováveis e uma redução de 20% das emissões de gases com efeito de estufa.
A Câmara Municipal pretende consolidar as bases que vão estruturar a candidatura de Guimarães a Capital Verde, em 2017. Para tal, isso implica um forte empenho do Município na implementação das políticas de melhoria da qualidade do ambiente e da sensibilização das várias empresas privadas para este tema.