Pizzaro SA atribuiu prémios a cinco jovens designers de moda
Terça-feira, Abril 12, 2016

A final do Prémio Paulo Ribeiro decorreu no passado sábado nas instalações da fábrica Pizarro. Cinco jovens designers de moda foram premiados e terão oportunidade para frequentar o curso Donwan Harrell em Nova Iorque.

Decorreu no passado sábado, 9 de Fevereiro, a final da primeira edição do Concurso Internacional Paulo Ribeiro, que surge com o propósito de premiar jovens criadores de moda, provenientes de instituições de ensino superior da região.

Vasco Pizarro, administrador da Pizarro SA, explica que o objectivo deste concurso passa por aproximar as instituições de ensino e a empresa, sendo que aos participantes é permitida a experiência de trabalhar com a empresa, que fornece todos os materiais. Por outro lado, a empresa vê vantagens em abrir as portas a novos criadores e a novas abordagens.

O Prémio Internacional Paulo Ribeiro pretende ainda homenagear todos os colaboradores da empresa – Paulo Ribeiro foi o primeiro funcionário da empresa, que “representa um verdadeiro exemplo de dedicação humildade e amizade”, explica Vasco Pizarro.

Apesar de o nome dado ao concurso evocar o nome do primeiro funcionário da empresa, a iniciativa pretende ser uma homenagem a todos os funcionários desta fábrica de tratamento de fibras têxteis.

O concurso permitirá aos vencedores uma “experiência de sonho”. Essa experiência passa pela participação num campo de férias no Donwan Harrel Summer Camp, nos EUA. Além disso, explica Vasco Pizarro, os vencedores terão a possibilidade de ver as suas criações serem materializadas. Os estudantes têm desta forma acesso às tecnologias e aos materiais e a oportunidade de trabalhar com um grupo de pessoas e acompanhar o processo de fabrico das peças.

O júri do concurso foi composto por Margarida Pizarro, Diretora Industrial e Criativa; Donwan Harrell, proprietário e designer na PRPS Jeans; Lisette Geller, editora do site Denimology.com; Filipe Cruz, da BUS Urban Wear e Ricardo Costa, vereador da Câmara Municipal de Guimarães. O prémio, distribuído aos cinco finalistas, é composto pela oferta de duas semanas, uma em Nova Iorque e outra na fábrica Pizarro SA.

A primeira edição do concurso contou com a participação mais de 180 concorrentes, de onde sairam os 10 finalistas, que apresentaram os seus trabalhos no desfile de sábado. Cinco deles ganharam a bolsa que lhes permitirá passar uma semana em Nova Iorque. O concurso será realizado anualmente.