PUB
Perto de um milhão de euros de poupança na iluminação pública
Terça-feira, Novembro 15, 2011

As medidas implementadas pela Câmara Municipal de Guimarães para a racionalização de consumos na iluminação pública permitirão aos cofres municipais, uma poupança na ordem de um milhão de euros anuais.

A intervenção levada a cabo pela Câmara Municipal de Guimarães, devidamente concertada com a EDP, está a ser realizada desde o início de Setembro em todo o concelho e, ao que apuramos junto da edilidade, vai prolongar-se, provavelmente, até meados de Dezembro.

Não tem passado despercebida a circulação de equipas da EDP por diversas freguesias do concelho, que colocam em prática aquilo que previamente foi estabelecido entre a empresa e o município vimaranense: “desligar um em cada dois postes de iluminação, retirando a lâmpada do respectivo poste, de forma a não confundir-se com uma possível avaria técnica”.

Contudo, em determinadas situações, estas medidas estarão a ser aplicadas de forma cega e sem grande sensibilidade para a resolução de questões pontuais. Ao que sabemos, estarão a verificar-se situações de alguma intransigência e inflexibilidade por parte dos operadores que procedem a esta intervenção em alterar o esquema traçado inicialmente.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, mostra-se conhecedor da situação salientando que se têm verificado “sobretudo nas zonas não urbanas” em que “a luz do poste a desligar faz mais falta do que a do poste seguinte que fica ligado e, sempre que nos fazem chegar uma informação deste tipo, nós solicitamos à EDP para, tão depressa quanto possível e no caso de se justificar, repor a luz nesse poste e desligar o seguinte”.

Domingos Bragança dá ainda conta de que, qualquer munícipe que pretenda apresentar qualquer reclamação sobre este assunto, poderá fazê-lo enviando uma comunicação à Câmara Municipal, dirigida ao seu Presidente, via CTT ou por correio electrónico para geral@cm-guimaraes.pt .