PUB
Peregrinação anual à Penha este domingo
Sexta-feira, Setembro 11, 2009

O início está marcado para as 8 horas e a concentração será feita nos Santos Passos. Este ano a Irmandade da Penha terá novas regras de organização dos visitantes e peregrinos.

A Peregrinação anual à Penha realiza-se este domingo, 13 de Setembro e será presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga D. António Couto. Esta peregrinação é uma das maiores manifestações religiosas da região, juntando vários milhares de fiéis.

A cerimónia religiosa terá início às 8 horas na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, com a saída do andor, das fanfarras e dos escuteiros. Junto da Igreja dos Santos passos será feita a bênção dos fiéis e será o ponto de concentração dos peregrinos.

A chegada ao alto da Penha e ao Santuário está prevista para as 11.30 horas, altura em que será celebrada a eucaristia e será feita a bênção à cidade e ao concelho de Guimarães assim como a todos os peregrinos.

Fruto da intervenção que foi recentemente inaugurada na praça frontal do santuário, a organização da peregrinação terá ao chegar ao alto da Penha terá uma organização diferente do habitual. O andor de Nossa Senhora, assim como o cordão da peregrinação, darão entrada frontalmente pelo novo recinto, na zona central do Santuário.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados