PUB
Pelotão da 76º Volta a Portugal sobe à Citânia de Briteiros
Terça-feira, Julho 29, 2014

É já a partir desta 4ª feira, até próximo domingo, que o Minho será palco das cinco primeiras etapas da 76º edição da Volta a Portugal em bicicleta.

A definição de valores para a primeira etapa será apurada em Fafe, no prólogo de 6,8 kms, com partida do primeiro ciclista agendada para as 15 horas desta 4º feira, 30 de julho.

No segundo dia, a primeira etapa e a primeira saída para a estrada dos ciclistas em linha, vai ligar Lousada à Maia, com passagem por Moreira de Cónegos e Vizela.

Dos 171,8 km do total da segunda etapa, que ligará Gondomar a Braga, conta-se uma passagem próxima da vila das Taipas. Pouco antes das 16 horas, o pelotão vindo da Póvoa de Lanhoso desviará o seu percurso em Santo Estevão de Briteiros (junto ao Mafra) em direção ao cimo da Citânia de Briteiros, seguindo depois por Sobreposta e Lageosa, em direção ao Sameiro e Bom Jesus.

Na terceira etapa a caravana parte de Viana do Castelo em direção a Montalegre para, no dia seguinte, domingo, terminar a sua visita ao Minho com partida de Boticas para uns longos 192,5 Km, até ao alto da Senhora da Graça.

Segue-se a ligação de Alvarenga ao Monte Córdoba, em Santo Tirso, até ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção para, no dia seguinte, 5 de agosto, depois de quatro dias de montanha, os 155 Km que ligam Oliveira do Bairro a Viseu serem realizados “a rolar”, num percurso adequado para os sprinters terminarem na frente.

Após recuperadas as energias necessárias no dia de descanso, o pelotão cumpre a etapa rainha de Belmonte até à Serra da Estrela, ao longo de 172,5 Km. Segue-se nova etapa com partida do Sabugal para a etapa mais longa (194 Km) até Castelo Branco.

O penúltimo dia da Volta será dedicado a novo contrarrelógio individual, diferente do primeiro, realizado em Fafe, quer na distância (28,9 Km), quer na fadiga acumulada nos atletas, depois de percorridos mais de um milhar e meio de quilómetros. O contrarrelógio ligará a vila de Oleiros ao centro da Sertã.

A 10 de agosto, a última etapa, aquela em que se conhecerá em definitivo o vencedor da 76º Volta a Portugal em Bicicleta, vai realizar-se entre a aldeia da Burrinha (Alcobaça) e Lisboa, numa tirada de 167,1 Km.