Pedido de referendo para desanexação da freguesia do concelho de Guimarães poderá ser levada a Assembleia de Freguesia
Quarta-feira, Janeiro 25, 2006

Debate na freguesia de Moreira de Cónegos reacende-se. Presidente da Junta de Freguesia guarda algumas reservas.

A questão não é nova mas foi agora reavivada pela publicação de um artigo num blog. Partindo de um “movimento” espontâneo a freguesia de Moreira de Cónegos poderá referendar em Assembleia de Freguesia a desanexação do concelho de Guimarães para passar a integrar o de Vizela. A questão está a gerar algum debate entre a população local.

A notícia, que foi hoje publicada no Jornal de Notícias, apanhou a Presidente da Junta de Freguesia de surpresa. Contactado pelo Reflexo, Paulo Renato Faria refere que “em Moreira de Cónegos, a Lei é para ser cumprida. E se chegar às mãos dos responsáveis autárquicos um pedido de realização duma Assembleia de Freguesia Extraordinária para discutir o assunto, ela será realizada”. A marcação da sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia está dependente da reunião no número de assinaturas necessário. Adianta ainda que “a Junta é um elemento de união e não desunião”, já que este debate poderá dar originar a algumas clivagens e fissuras na comunidade. Na sua opinião, a hipótese do concelho de Vizela é levantada devido à sua proximidade. O limite do concelho de Vizela e o seu centro são os mais próximos da vila de Moreira de Cónegos.

Quanto a outras vantagens que a anexação a Vizela poderá trazer o presidente da Junta de Freguesia, não adianta outros motivos, justificando que entende não ser a melhor altura para o fazer. “Se tivesse sido noutra altura [aquando da constituição do concelho de Vizela] poderíamos ter outras vantagens. Neste momento é o mesmo que pretendermos entrar numa carruagem em andamento em que teremos que pedir licença para nos sentar” – referiu o autarca.

Lembramos que esta questão não é nova. Há trinta anos atrás, a questão foi referendada em Moreira e há cerca de seis anos houve uma nova tentativa de referendo.

Moreira de Cónegos tem uma área de 4,7 quilómetros quadrados e uma população residente de 5828 indivíduos. É a 16.ª freguesia em termos de área no concelho de Guimarães e a quarta mais populosa, ficando um lugar antes da freguesia de Caldelas.

Texto: Paulo Dumas e Manuel António Silva

PUB

Artigos Relacionados