PUB
Parques de Street Workout abrem no concelho de Guimarães
Sexta-feira, Abril 18, 2014

A Inauguração do primeiro equipamento está marcada para o dia 19 de abril, de manhã, no Parque da Cidade, em Guimarães. Ponte e Candoso Santiago também vão receber estes parques.

A Câmara Municipal de Guimarães vai proceder à inauguração, no próximo sábado, 19 de abril, de um conjunto de três parques de Street Workout, proposta apresentada pelo vimaranense Bruno Matos no âmbito da edição 2013 do Orçamento Participativo, mecanismo que permite aos cidadãos participarem ativamente no processo de decisão da Autarquia.

A inauguração do primeiro equipamento, que contará com a presença de Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, está marcada para as 11:30 horas, no Parque da Cidade, em Guimarães, seguindo-se a abertura da segunda valência no Parque da Cidade Desportiva, em Candoso Santiago, e um terceiro parque de Street Workout no Parque da Ínsua, na vila de Ponte.

“O que mais me motivou a elaborar esta proposta foi acreditar que Guimarães era o sítio certo para reforçar o crescimento da modalidade em Portugal. Num concelho onde há cultura desportiva, em que a prática de atividades físicas alternativas se verifica com bastante intensidade, faz todo o sentido estarmos equipados com estruturas capazes de suportar e satisfazer as necessidades de uma modalidade que cresce a um nível vertiginoso em todo o Mundo”, considerou Bruno Matos, autor da proposta.

O Street Workout é uma modalidade desportiva que apresenta exercícios, que visam o domínio do corpo no espaço, através de movimentos de força, coordenação e equilíbrio, característicos de modalidades como a ginástica artística ou o “parkour”. A esta base de exercícios, o Street Workout acrescenta a componente lúdica e de exibição, na tentativa de criar a simbiose perfeita entre a criatividade e o domínio da técnica, da qual resulta um efeito visual que torna esta modalidade num espetáculo do movimento e controlo do corpo humano.