PUB
Padre Fontes nas Taipas no próximo sábado
Quinta-feira, Fevereiro 3, 2011

No próximo dia 5 de Fevereiro, sábado, pelas 15 horas, desenvolve-se a actividade “Saberes e Sabores de Tradição Popular”, no âmbito do Projecto da BECRE “Saber Mais, Crescer Melhor”.

Esta actividade, tendo como pedra de toque a lenda “Misarela, a Ponte do Diabo”, livro escrito pelo Padre António Fontes, originará o encontro na EB2,3 de Caldas das Taipas, com a presença do Padre Fontes, entre outros (Dr. Barroso da Fonte- historiador, prof. José Machado, Sr. Manuel de Sabroso,…).

Mesinhas, responsos. Feitiços, lendas e lengalengas chegaram até nós pela oralidade, são tradições populares que integram a nossa identidade cultural. Exemplos do seu valor e da sua actualidade são o sucesso de eventos como o “Congresso de Medicina Popular”, de Vilar de Perdizes, e os “Jantares de Sexta-feira Treze”, promovidos em Montalegre e lançados pelo Padre Fontes.

Para além da intervenção dos oradores e debate do tema, estão previstas outras actividades: dramatização do conto tradicional “ A Velha Miséria” por elementos da equipa da BECRE e alunos do clube de animação “Letras e Piruetas & Ca”; exposição de trabalhos de pesquisa elaborados pelos alunos do AET; exposição/ venda de chás, infusões, licores; exposição de plantas e ervas, sua descrição e fins medicinais; exposição/ venda do livro “Misarela- A Ponte do Diabo”; visionamento do filme sobre o livro à venda e sessão de autógrafos; prova de chás, infusões e degustação de biscoitos caseiros; queimada e esconjuro pelo Padre António Fontes.