PUB
PSD pede informações sobre “pontos negros” que contaminam linhas de água em Guimarães
Quinta-feira, Novembro 19, 2015

O Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Municipal solicitou informações da Vimágua sobre os “pontos negros” a que se referiu o presidente da Câmara, ao aludir a insuficiências da rede de saneamento de águas residuais.

No de correr da última reunião do executivo municipal, de 12 de Novembro, foi trazido à discussão, no período antes da ordem do dia, o tema das descargas poluentes nos cursos de água do concelho. Um caso em particular motivou um maior destaque – o vazamento para o Rio Selho de águas residuais provenientes da rede de saneamento.

O presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança mencionou a existência de vários “pontos negros”, referindo-se então às insuficiências da infra-estrutura de saneamento básico que é, em Guimarães, gerida pela Vimágua, empresa municipal. Na mesma altura, o autarca disse que sempre se referiu à responsabilidade das entidades públicas, no que concerne ao processo de despoluição dos cursos de água.

A bancada do PSD na Assembleia Municipal de Guimarães solicitou entretanto ao presidente da Mesa que sejam solicitadas à Vimágua detalhes sobre os “pontos negros” a que se refere o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, nomeadamente desde quando tem a empresa municipal conhecimento das ocorrências a que se refere o presidente da Câmara.

Ainda a este propósito, André Coelho Lima, vereador do PSD, sustentou que as entidades públicas terão de ser as primeiras a dar o exemplo sobre essa matéria, sob pena de haver perda de legitimidade quando se confrontam agentes privados com preocupações de protecção do Ambiente.