PUB
PSD de Guimarães justifica voto contra o aumento de capital da Taipas-Turitermas
Terça-feira, Julho 19, 2011

O aumento de capital foi apresentado e aprovado, pela maioria socialista, na última reunião da Câmara Municipal de Guimarães. O PSD votou contra esse aumento por discordar da “utilização de meios públicos em prol de objectivos partidários”.

O PSD de Guimarães entende que a Cooperativa Taipas-Turitermas está a ser utilizada pela Câmara Municipal de Guimarães “como arma de arremesso político-partidário, como que tratando-se de uma Junta paralela, dotando-a de meios incomensuravelmente superiores aos da própria Junta de Freguesia, procurando subverter o resultado eleitoral”, acrescentando que a Câmara Municipal de Guimarães está a colaborar com uma cooperativa que desempenha “funções com uma amplitude própria dos organismos institucionais, ao mesmo tempo que coloca à míngua os legítimos representantes, eleitos pela população”.

O PSD refere que em Dezembro foi deliberado um aumento de capital da participação do Município na Taipas-Turitermas, da ordem dos 250 mil euros, ao que acrescerá este aumento agora proposto, de 150 mil euros, totalizando uma transferência, num espaço de 6 meses, de 400 mil euros.

O PSD vimaranense justifica ainda a sua posição por não concordar com a forma como a cooperativa está a ser gerida. A Taipas-Turitermas tem, de acordo com o PSD vimaranense, “uma actividade absolutamente difusa, cujo objecto passou duma cooperativa dedicada à gestão de um espaço e estância termal para uma entidade com um objecto amplíssimo, que intervém, no espaço territorial das Taipas, nos sectores cultural, desportivo, entre outros”. O PSD entende que, para estes sectores, o Município tem cooperativas com experiência e vocação, como a Oficina e a Tempo Livre.

O PSD questiona ainda, “por que razão hão-de estas cooperativas ter competências nas áreas cultural e desportiva em todo o território concelhio, com excepção para a zona da vila das Taipas, cuja actividade, nestas áreas, é assegurada pela Taipas-Turitermas”.