PUB
PCP promove conferência com historiador
Terça-feira, Janeiro 24, 2012

A memória da ditadura salazarista e a qualidade da democracia portuguesa vão estar em discussão numa conferência com o historiador Manuel Loff, no Círculo de Arte e Recreio, em Guimarães.

A iniciativa é promovida pela Comissão Concelhia do PCP de Guimarães e surge no seguimento do ciclo de conferências iniciado por aquela estrutura partidária aquando a apresentação da revista Cadernos Vermelhos, realizada a 1 de Dezembro último.

A conferência com Manuel Loff, intitulada “Lembrar, esquecer, deturpar. A memória da ditadura salazarista e a qualidade da democracia portuguesa”, vai realizar-se a 25 de Janeiro, pelas 21.30 horas, na sede do no Círculo de Arte e Recreio, em Guimarães.

Manuel Loff lecciona História Contemporânea desde 1997 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e é autor, entre outros, de «O nosso século é fascista!» O mundo visto por Salazar e Franco (1936-1945) (Porto: Campo das Letras, 2008) e de Salazarismo e Franquismo na Época de Hitler (1936-1942). Convergência política, preconceito ideológico e oportunidade histórica na redefinição internacional de Portugal e Espanha (Porto: Campo das Letras, 1996).

Em 2010, publicou, em co-autoria com Sofia Ferreira, Insubmisso à tirania. A cidade durante a ditadura, vol. 14 de História do Porto (Porto: QuidNovi), e coordenou com Teresa Siza, Resistência. Da alternativa republicana à luta contra a ditadura (1891-1974) (s.l.: Comissão Nacional para a Comemoração do Centenário da República), catálogo da exposição com o mesmo nome que, sempre com Teresa Siza, comissariou no Centro Português de Fotografia (Porto).