Otelo Saraiva de Carvalho em Briteiros para celebrar Abril
Quinta-feira, Abril 8, 2010

Otelo Saraiva de Carvalho e outras distintas figuras da Revolução dos Cravos de 1974, vão deslocar-se a Briteiros, à Escola Básica 2,3, entre os dias 12 e 16 de Abril.

O Núcleo de Estudos 25 de Abril (NE25A), do Agrupamento Vertical de Escolas de Briteiros (AVEB), criado em Setembro de 2009, vai realizar nos próximos dias 12 a 16 de Abril uma série de iniciativas relacionadas com a Revolução dos Cravos.

Todas a iniciativas a levar a cabo, inserem-se na semana “Dias da Revolução” e realizar-se-ão, no intuito de promover a divulgação e o desenvolvimento dos valores de Abril por toda a comunidade do Agrupamento escolar, promover o gosto pela história e pelas questões nacionais, construir um fundo documental de diversos tipos, acessível a todas as escolas do Agrupamento e a todas as faixas etárias do mesmo e, finalmente, de desenvolver nos seus membros, competências de comunicação em contextos diversos.

Esta será uma das já muitas actividades que o grupo de 30 alunos inscritos no NE25A tem vindo a desenvolver desde Setembro último. Destaca-se, pois, das demais, pelo alargado leque de actividades a realizar e, essencialmente, pelos protagonistas que nela irão participar. Muitos deles, directamente ligados à Revolução de Abril de 1974. É o caso de Otelo Saraiva de Carvalho, a quem coube dirigir as operações do 25 de Abril, a partir do posto de comando clandestino instalado no Quartel da Pontinha. Otelo Saraiva de Carvalho, estará na Escola Básica 2,3 de Briteiros, no próximo dia 14 de Abril, pelas 12 horas, para a realização de uma palestra intitulada “Como foi a Revolução”.

Nos cinco dias de actividades marcarão ainda presença representantes parlamentares de todas as forças políticas portuguesas, bem como António Magalhães, presidente do município vimaranense. Rui Guimarães, Salgado Almeida, Conceição Rios e Guilherme Noro são outros dos intervenientes nesta semana de actividades dedicada, por inteiro, à Revolução dos Cravos.

O Programa completo é o seguinte:

Dia 12 de Abril
9.00 Horas (E.B. 2/3 de Briteiros) – Abertura da Exposição;
10.30 Horas (E.B. 2/3 de Briteiros) – Palestra: “ Democratizar, Desenvolver, Descolonizar: o que falta cumprir? “ (com representantes dos grupos parlamentares do PS, PSD, BE, CDS, PCP, PEV);
15.30 Horas (E.B. 2/3 de Briteiros) – Exibição do documentário “ Um Olhar Sobre Portugal”
19.30 Horas (E.B. 2/3 de Briteiros) – Palestra: “ Cumpriu-se Abril? “ (com o Coronel Rui Guimarães-A25A-, Professor Salgado Almeida, Dr.ª Conceição Rios e Dr.Guilherme Noro)

Dia 13 de Abril
9.00 Horas – Deslocação do NE25A e da peça “ Conto da Liberdade” (Fantoches) às Escolas Básicas do 1º Ciclo e Jardins de Infância (EB1/JI) do AVEB – Toda a Manhã: EB1/JI de Fafião, Souto Stª Maria e Donim.
14.30 Horas – Stª Leocádia (com a presença do Coronel Rui Guimarães da Associação 25 de Abril – Norte)

Dia 14 de Abril
10.30 Horas (E.B. 2/3 de Briteiros) – Peça “ Conto da Liberdade” (Fantoches), para as turmas de 5º ano.
12:00 Horas (E.B. 2/3 de Briteiros) – Palestra: “ Como foi a Revolução?” (com o Coronel Otelo Saraiva de Carvalho)
14:30 Horas – Deslocação do NE25A e da peça “ Conto da Liberdade” à E.B/1JI de Barco (com a presença do Coronel Otelo Saraiva de Carvalho)

Dia 15 de Abril
10.30 Horas (E.B. 2/3 de Briteiros) – Exibição do filme “Capitães de Abril”, de Maria de Medeiros
11.00 Horas – Deslocação do NE25A e da peça “Conto da Liberdade ” (Fantoches) à E.B 1/JI de Briteiros
15.30 Horas (E.B. 2/3 de Briteiros) – Exibição do filme “Um Adeus Português”, de João Botelho

Dia 16 de Abril
10.30 Horas (E.B. 2/3 de Briteiros) – Palestra: “ A importância do poder autárquico em Democracia “ (com o Presidente da CMG, Dr. António Magalhães)
14:30 Horas – Deslocação do NE25A e da peça “ Conto da Liberdade” (Fantoches) às EB1 de Souto S. Salvador e Gondomar.

Para mais informações, visite o blog do NE25A.

Texto: Manuel António Silva