Os ficheiros mais secretos de Guimarães serão publicados em livro
Quinta-feira, Novembro 5, 2015

Os segredos foram descobertos por Samuel Silva, e José Caldeira. Ambos andaram a percorrer os lugares mais improváveis e e escondidos do concelho de Guimarães. Os segredos serão partilhados no livro “Guimarães Top Secret”.


O jornalista do Público e cronista da edição semanal do Reflexo, Samuel Silva, apresenta o seu mais recente livro, “Guimarães Top Secret”, no próximo dia 7 de novembro, no Museu Alberto Sampaio, pelas 17h. Trata-se de um livro para “cabeças no ar, vimaranenses curiosos e visitantes audazes, que não querem passear apenas pelos locais que habitualmente encontram nos guias turísticos”.

Ao todo são 53 segredos de Guimarães revelados num livro que também pode ser um guia de Guimarães, mas alternativo: “É garantido que, correndo os 53 segredos de lés a lés, se vão atravessar todos os locais mais conhecidos da cidade de um ponto de vista turístico. No entanto, nunca estamos a apontar para o óbvio, como refere Samuel Silva”.

O próprio, na sua última crónica publicada no REFLEXO, exemplifica o que o leitor poderá encontrar na região norte do concelho: “Um conjunto impressionante de espaços com interesse patrimonial e turístico que podem funcionar como oferta complementar de que o centro histórico precisa, como é o caso do Castro de Sabroso, em S. Lourenço de Sande, da magnífica cachorrada da igreja de S. Salvador de Souto, ou dos frescos na igreja de Corvite, que, na sua beleza singela e arruinada, se tornou num dos meus recantos favoritos do concelho. Juntamente com a vila das Taipas e a Citânia de Briteiros, formam um conjunto poderoso à espera de ser descoberto pelos locais e comunicado aos visitantes”.

As fotografias são de José Caldeira e a apresentação está a cargo de António Amaro das Neves, numa edição da Centro Atlântico.