PUB
Orquestra do Norte interpreta Beethoven e Brahms no Dia Internacional da Música
Segunda-feira, Setembro 28, 2015

Peças do período romântico no Dia Internacional da Música serão apresentadas no Centro Cultural Vila Flor. Beethoven e Brahms serão interpretados por jovens promessas nacionais.

O Dia Mundial da Música será assinalado no dia 1 de Outubro com um concerto A Orquestra do Norte, que fará parte do ciclo dedicado à professora Helena Sá e Costa, que foi directora artística dos Encontros da Primavera.

A música erudita volta assim ao palco do Centro Cultural Vila Flor, com particular destaque para os concertos para piano e orquestra, convocando nomes destacados internacional como Antonio Di Cristofano, Jania Aubakirova e Eduardo Jordão. O concerto terá a direcção musical de Nuno Côrte-Real.

Do programa fazem parte o primeiro concerto para piano, composto por Beethoven (1770-1827) no início do século XIX. Esta peça está dividida em dois andamentos – um primeiro de solo de piano, que será interpretado por Eduardo Jordão; e o segundo com o acompanhamento de orquestra.

A segunda parte do programa será dedicada à apresentação da Sinfonia n.º 1, de Johannes Brahms (1833-1897), cuja composição tomou grande parte da vida do compositor, tendo sido apresentada em 1876.

O concerto da Orquestra do Norte no dia 1 de Outubro, às 22 horas, será de entrada gratuita, podendo os ingressos ser levantados a partir das 10 horas do próprio dia, na bilheteira do Palácio Vila Flor, sendo a entrega limitada a dois bilhetes por pessoa.