PUB
Orquestra XXI e concertos do MANTA marcam arranque da programação do CCVF
Segunda-feira, Setembro 1, 2014

Esta quinta-feira, o Grande Auditório do CCVF abre as suas portas para apresentar a Orquestra XXI. Linda Martini (sexta-feira) e Luke Haines (sábado) atuam nos jardins do CCVF na edição do Manta 2014

A orquestra XXI regressa para a sua 3ª digressão, com um programa que se estende por quatro séculos de música, de Henry Purcell ao português Luís Antunes Pena (passando por Britten, Ravel e Beethoven). Trata-se de um projeto inédito de jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro que se reúnem em Portugal para levar a música a todo o país. De rerferir a presença do violetista Jano Lisboa, desde 2013 chefe de naipe na Orquestra Filarmónica de Munique.

O Manta 2014 abrirá com os Linda Martini, na noite do dia 5 de setembro. Os Linda Martini nasceram em 2003 e a sua sonoridade junta influências do post-rock e punk. Em 2013, a banda lançou “Turbo Lento” e vem agora a Guimarães para um concerto de grande plateia que se adivinha memorável.

A noite de sábado conta com a presença de Luke Haines que vem a Guimarães mostrar a força das suas canções e proporcionar mais um serão inesquecível na história do Manta.
Com a sua banda The Auteurs, editou três álbuns tendo o primeiro sido lançado em 1993. “New Wave” foi apontado como o primeiro grande marco da vaga Britpop dos anos 1990, que viria a tornar famosas bandas como os Blur ou Oasis.
Luke Haines não deixa contudo que o passado se torne na matéria central da sua memória, mas serve-se dele como fonte de inspiração para gravar novas obras como é o caso do muito aclamado “New York in the 70’s” publicado já em 2014.