PUB
Orçamento Participativo Escolas com 33 projetos aprovados
Domingo, Julho 12, 2015

A vertente escolar do Orçamento Participativo 2015 chegou ao fim e, com exceção do Agrupamento de S. Torcato, todos os outros desenvolveram a iniciativa nos seus estabelecimentos escolares.

No final da reunião de Câmara do dia 9 de julho, Amadeu Portilha revelou alguns dados sobre a primeira edição vocacionada para as escolas do Orçamento Participativo. O vereador responsável pela iniciativa, referiu que “o investimento nos jovens estudantes é um bom caminho para o Orçamento Participativo”.

A Câmara Municipal de Guimarães atribuiu uma verba de 100 mil euros para o OP_ESCOLAS’2015 destinada a financiar propostas de iniciativa e âmbito escolar, abrangendo os 14 agrupamentos escolares e as 2 escolas secundárias do concelho de Guimarães, cabendo a cada escola 6 mil e 250 euros. “O investimento nos jovens é um bom caminho para o Orçamento Participativo. Todos os agrupamentos tiveram oportunidade de participar, somente o de S. Torcato não o fez.

Foram apresentadas 55 propostas das quais 33 acabariam por estar integradas no valor definido para cada escola. Tratou-se de um processo muito participado pelos alunos e professores”. Amadeu Portilha acrescentou ainda que grande parte dos projetos visam a questão da substituição da iluminação existente por outra mais eficiente e projetos ligados a jardinagem e hortas pedagógicas nos recintos escolares.