PUB
Orçamento Participativo 2014 com novas regras para registo e votação
Sexta-feira, Outubro 31, 2014

A Câmara Municipal de Guimarães anunciou em comunicado que os registos e votos anteriores foram anulados. Assim sendo haverá um novo processo de registo e votação no Orçamento Participativo, obedecendo a novas regras que já estão definidas.

O calendário para o registo decorrerá entre os dias 3 e 20 de Novembro, e a votação entre os dias 10 e 27 de Novembro. Todos os interessados terão de fornecer os seguintes dados: nome completo, endereço postal, número de telemóvel, número do Bilhete de Identidade / Cartão do Cidadão, data de nascimento, Número de Identificação Fiscal, relação com o Município: natural, residente, trabalhador ou estudante (no caso de ser estudante ou trabalhador, terá que anexar documento comprovativo dessa situação: cópia certificado de matrícula, cópia de recibo de vencimento, declaração da entidade patronal, etc) e código de verificação.

Após o registo ser considerado válido, a pessoa receberá um SMS com uma password de acesso individual ao Portal do OP. Depois de estar no Portal do OP poderá então votar na proposta que quer, entretanto voltará a receber uma SMS com o “pin” de confirmação. Só após a introdução deste “pin”, que tem a validade de 15 minutos, é que o voto passa a ser válido.

Além deste processo eletrónico, será novamente aberta no Balcão Único de Atendimento uma Assembleia de Voto presencial. Ao contrário do que foi feito anteriormente neste processo, a evolução da votação não será publicitada online.