PUB
O passado e o futuro dos videojogos nos Banhos Velhos
Terça-feira, Agosto 20, 2013

A Indústria do Gaming foi discutida numa conferência, onde se falou da nova geração de consolas e se fez uma retrospectiva da sua evolução

Na conferência sobre videojogos que decorreu no dia 17 de Agosto, fez-se uma retrospectiva sobre esta indústria do entretenimento e projectou-se o que poderemos ter nos próximos tempos.

O debate, apresentado pela equipa do site de videojogos Moodgamer.net, contou com a presença de outros convidados ligados a distintas áreas mas que se interligam entre si, sobretudo na produção e nas técnicas usadas pelas editoras dos vídeos: do design ao cinema, passando também pela literatura.

Foram abordados vários temas ligados aos jogos, desde a sua contextualização histórica, onde se mostrou os primórdios desta indústria e as várias consolas que foram fabricadas, até ao plano mais actual. Um dos tópicos mais debatidos pelos presentes foi a cada vez maior aproximação dos jogos de consolas ao cinema. Se no passado eram as produtoras de jogos que iam buscar influências ao cinema, no plano mais actual essa influência já se sente no plano inverso, onde também os realizadores e os estúdios de cinema vão beber a vários jogos – considerados, de resto, autenticas produções de Hollywood – para criar os seus filmes. Também as técnicas que produção de filmes, sobretudo os de animação e os 3D, são usadas nos jogos de consolas, onde até actores conhecidos usam as suas vozes e fisionomia para recriar “clones” virtuais. No final, falou-se da próxima geração de consolas que, de resto, irá ser lançada já neste ano e houve ainda a oportunidade para o público presente jogar nas várias máquinas presentes.

Artigos Relacionados