O papel das mulheres na vida política e na sociedade
Domingo, Março 5, 2006

O debate em Prazins teve a participação de Sónia Fertuzinhos e foi organizado pelo núcleo da Juventude Socialista das Taipas.

No passado dia 3 de Março, realizou-se nas instalações da Junta de Freguesia de Prazins, St.ª Eufémia um debate sobre a Comemoração do Dia da Mulher, organizado pela Juventude Socialista.

Tendo por convidadas, Sónia Fertuzinhos, deputada na Assembleia da República e Presidente das Mulheres Socialistas, Paula Oliveira, Presidente da Junta da Freguesia de S. Martinho de Candoso e Elvira Fertuzinhos, Presidente da Junta de Prazins St.ª Eufémia. O debate foi conduzido por Luís Soares, da Juventude Socialista das Caldas das Taipas.

Contando com a participação de cerca de 40 pessoas, entre mulheres e homens, foram abordados temas como: a importância das mulheres na política e na sociedade; as suas principais preocupações; a mulher política em conjugação com carreira e mãe de família; a luta pela igualdade, (pois é notório o envolvimento das mulheres em todos os níveis hierárquicos exceptuando nos mais altos cargos, sendo ainda ocupados por homens); a diferença de salários entre homens e mulheres nos mesmos cargos; e a violência domestica.

Todas foram unânimes em afirmar que muita coisa já mudou, mas muito mais, ainda está por mudar.

Concluiu-se que a participação da mulher na política tem como principal objectivo o bem comum e a promoção da igualdade. Sendo a politica um meio privilegiado de dar o contributo na construção do País.

Texto: Judite Dias

PUB

Artigos Relacionados