Onda solidária para ajudar o Artur Xavier
Quarta-feira, Dezembro 2, 2015

A comunidade taipense está a mobilizar-se para dar corpo a uma causa solidária. Artur Xavier é uma criança de 11 anos, residente na vila das Taipas que padece de dois tumores.

O Artur, sempre que as defesas do seu organismo o permitem, tem-se deslocado ao IPO do Porto para tratamentos de quimioterapia. Esta tem sido a sua rotina, de há dois anos a esta parte. Na sua estrutura familiar direta, a mãe deixou de trabalhar há dois anos para o devido acompanhamento da criança e o rendimento do trabalho do pai tem-se revelado insuficiente para fazer face às necessidades que o dia-a-dia exige.

À volta desta situação tem-se gerado uma onda de solidariedade que teve o seu início no passado dia 15 de novembro, aquando a realização de um magusto para angariação de fundos para as próximas festas da vila e S. Pedro e onde parte da receita já reverteu para ajuda à família do Artur Xavier.

A iniciativa foi o mote para que começassem a surgir movimentações no sentido de promover um evento solidário para ajudar o Artur Xavier e o seu agregado familiar.

Assim, com a ajuda de várias entidades da vila, está agendada para 8 de Dezembro, no recinto da feira semanal, uma iniciativa solidária cuja receita reverterá, na sua totalidade, para a família do jovem taipense.

Nomes como Zé Amaro, Neno e Carlos Ribeiro, também estão associados à iniciativa e vão participar no evento solidário que tem início marcado para as 10 horas, com uma manhã desportiva, proporcionada pelos vários ginásios da região que também se quiseram associar a esta jornada de beneficência.
Ainda durante a manhã, os “Taibombar”, grupo de bombos, intergeracional, da Escola básica da Charneca, constituído por alunos, pais e alguns avós, realizarão uma arruada pela vila taipense.

A partir das 12 horas, funcionará no recinto da feira semanal um “Restaurante Campanha” onde todos os interessados poderão realizar a sua refeição ou encomendar e lavar para casa o seu almoço. A receita, como acima se disse, reverterá, na sua totalidade, para esta causa.
A partir das 14 horas, realiza-se uma concentração de bicicletas antigas que, juntamente com o Moto Clube das Taipas, realizarão um desfile de pais natais pelas ruas taipenses.

Até final da tarde, pelo palco a instalar no local, passarão nomes como Zé Amaro, Carlos Ribeiro, Neno, Zé Marques, Versus, Rui Vieira, Marco Génio, Leo e Leandro. Os palhaços Afonsinho, Trimidinho e Catatau, também, não faltarão à festa.

A animação está garantida.

Se se quer associar a esta causa pode ainda fazê-lo, em forma de donativo, para uma conta bancária, criada para o efeito. Os dados bancários são os seguintes: Artur Xavier Moreira Regufe – NIB – 0035 0182 00019966 500 52 – IBAN- PT50 0035 0182 00019966 500 52 – BIC – CGDIPTPL (Caixa Geral de Depósitos)