Olimpíadas Castrejas | Sessão de Abertura no próximo domingo
Quinta-feira, Abril 3, 2014

Arranca no próximo dia 6 de Abril a 5ª edição das Olimpíadas Castrejas. A sede do Agrupamento de Escolas de Briteiros vai receber a Sessão de Abertura da iniciativa, a partir das 9 horas.

Ao momento solene, segue-se a realização de uma caminhada – A Caminhada dos Moinhos – aberta a todas as idades e com um grau de dificuldade, considerado pelos organizadores, de “muito reduzido”.

A manhã termina com um Almoço Solidário de angariação de fundos para apoio às cerca de 35 famílias, referenciadas pela Cooperativa Castreja, na distribuição de bens alimentares, vestuário, apoio psicológico e outros que se mostrem necessários.

Artigos Relacionados

Olimpíadas Castrejas 2013 | Finais de Futebol e Torneio Voleibol
Sexta-feira, Junho 7, 2013

Aproximam-se do seu final as iniciativas integradas na edição 2013 das Olimpíadas Castrejas. Segunda-feira jogam-se as finais do Torneio de Futebol.

A partir das 8.30 horas da próxima Segunda-feira, 10 de Junho, jogam-se nas Escola EB 2,3 de Briteiros, as finais do Torneio de Futebol das Olimpíadas Castrejas que irão opor as equipa do 5ºC ao 5ºD, do 6ºC ao 6ºB, do 7ºC ao 7º A, do 8ºA ao 8ºB e do 9ºD ao 9ºA.

Paralelamente, realiza-se um torneio de duplas de voleibol, dividido em 4 escalões (6/10 anos, 11/13 anos, 14/15 anos e 16/125 anos) na vertente masculina e feminina.

No sentido de promover e dinamizar esta modalidade, foram distribuídos as todas as Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Briteiros, oferecido pela Comissão Inter-freguesias Castreja, um Kit de Voleibol composto por duas bases, dois postes, rede e uma bola de iniciação.

Artigos Relacionados

Olimpíadas Castrejas | Colóquio
Quinta-feira, Abril 11, 2013

“Empreendedorismo em Economia Social” vai estar em discussão num colóquio realizado em Briteiros, esta Sexta-feira.

No âmbito da realização da quarta edição das Olimpíadas Castrejas, realiza-se esta Sexta-feira, 12 de Abril, um colóquio subordinado ao tema ““Empreendedorismo em Economia Social”.

Em discussão estarão temas como os contributos do cooperativismo na resolução dos problemas da marginalidade concelhia.

A iniciativa terá início pelas 21 horas, na sede do Agrupamento de Escolas de Briteiros, e contara com a presença e contributo, como oradores convidados, de Eduardo Graça, presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) e de Jorge Sá, membro do Conselho Nacional de Economia Social.

Artigos Relacionados

Olimpíadas Castrejas já movimentam centenas de crianças (FOTOS)
Segunda-feira, Maio 16, 2011

Realizou-se no passado domingo, no Pavilhão Gimnodesportivo de Souto Santa Maria, a Cerimónia Oficial de Abertura da edição de 2011 das Olimpíadas Castrejas. (FOTOS)

Participaram na cerimónia um leque de representantes do poder autárquico local, nomeadamente das freguesias que compõem a Comissão Social Castreja e de representantes do Agrupamento Vertical de Escolas de Briteiros – as duas entidades organizadoras desta iniciativa.

Marcaram também presença os deputados da Assembleia da República, Miguel Laranjeiro e Francisca Almeida. Em representação da Câmara Municipal de Guimarães esteve o vereador para a área do Desporto e Ambiente, Amadeu Portilha.

Após a Cerimónia de Abertura, realizaram-se as primeiras provas desportivas desta edição das Olimpíadas Castrejas. Dos mais pequenos, com idades pré-escolares, aos mais velhos, foram realizadas provas de atletismo onde, em função da idade, se cumpriram diferentes distâncias.

O evento teve início rodeado de muito entusiasmo. Participantes e respectivos familiares deram um colorido diferente ao Parque de Lazer de Souto e vão, certamente, continuar a fazê-lo, todos os fins-de-semana, até ao próximo dia 11 de Junho.

Para mais informações, consulte o site oficial da iniciativa.

Artigos Relacionados

Olimpíadas Castrejas em Souto
Quarta-feira, Maio 11, 2011

Tem início no próximo dia 15 de Maio a segunda edição das Olimpíadas Castrejas que se realizarão no Parque de Jogos de Souto (Santa Maria) e se prolongarão até 11 de Junho.

É uma iniciativa desportiva, destinada aos mais jovens e que é organizada pelo Agrupamento Vertical de Escolas de Briteiros e pela Comissão Social Castreja que é compostas pelas Juntas de Freguesia de Donim, Barco, Briteiros (Santos Estevão, S. Salvador e Sta. Leocádia), Gondomar, e Souto (Sta. Maria e S. Salvador).

A cerimónia de abertura da edição de 2011 das Olimpíadas Castrejas terá lugar no próximo domingo, 15 de Maio, pelas 9 horas, no Parque Desportivo de Souto Santa Maria.

Depois do sucesso alcançado com a primeira experiência do evento realizada no ano passado, onde participaram mais de 1200 alunos desde o pré-escolar ao 3º Ciclo do Ensino Básico das Escolas sediadas nas Freguesias pertencentes à Comissão Social Castreja, a organização, espera, na iniciativa deste ano, cimentar e fortalecer laços de amizade e convivência entre toda a comunidade educativa da região.

Durante quase um mês, o atletismo, o voleibol e futebol, voltarão a ser o centro de todas as atenções no Parque Desportivo de Souto e envolverão, para além dos jovens participantes, o apoio de muitas centenas de pessoas. Familiares, amigos e população em geral não deixarão de participar, à imagem da primeira edição do evento, emprestando todo o seu entusiasmo e apoio.

Para mais informações, consulte o site oficial da iniciativa.

Artigos Relacionados

Olimpíadas da Química levam alunos do secundário aos laboratórios da UM em Braga
Quarta-feira, Abril 18, 2007

A terceira edição das olimpíadas pretendem estimular o interesse pela ciência e pela Química em particular através do contacto directo com o ambiente laboratorial.

O Departamento de Química da Universidade do Minho volta a organizar este ano as Olimpíadas da Química. a edição deste ano será a terceira e pretende, segundo a organização, igualar pelo as duas edições anteriores.

As Olimpíadas da Química decorrem no próximo dia 21 de Abril e são uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Química com diversas universidades portuguesas.

A Universidade do Minho espera receber 240 alunos do ensino secundário, provenientes de 30 escolas do distrito de Braga, que se organizarão em 81 equipas. Estarão envolvidos 40 professores que garantirão o acompanhamento das escolas.

As Olimpíadas da Química têm funcionado como uma forma de estreitamento da interacção da universidade com as escolas. A iniciativa procura estimular o interesse pela ciência através do contacto dos alunos com o ambiente laboratorial.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados