O espírito do Natal 2011 tem de se pautar pela solidariedade e sustentabilidade
Terça-feira, Dezembro 6, 2011

O espírito de Natal é o espírito da união, da solidariedade, da partilha, da compreensão, dos valores humanos, da família e deverá ser também o da sustentabilidade ambiental, social e económica.

Imbuídos deste espírito vivamos o Natal 2011 com esperança e alegria. Cada um de nós pode fazer pouco, mas tudo somado, produzirá efeito. Por exemplo, sejamos consumidores responsáveis.

Em relação às prendas de Natal, podemos comprá-las a pequenos empreendedores bem próximos de nós: a nossa vizinha ou amiga engenhosa que faz deliciosos bolos caseiros, malhas, compotas, colares, brincos, etc. Sejamos solidários com as pequenas empresas do nosso bairro ou localidade e compremos-lhes produtos para a ceia de Natal e passagem de Ano. Assim estamos a contribuir para uma economia mais solidária e sustentável, para a diminuição da poluição causada pelo transporte longínquo de produtos e a evitar o fecho destas empresas. Compremos o que é português e de preferência o que é produzido mais perto da nossa casa.

Atrevo-me a partilhar convosco um projecto que nasceu no interior do país e que em Setembro de 2012 será alargado a todo o território nacional. A Associação Ecogerminar, com sede em Castelo Branco, no mês passado, lançou o selo de garantia Comércio Solidário e Sustentável. Este é um mecanismo de promoção de um consumo sustentável, baseado numa estratégia de comunicação que visa a criação de valor social e ambiental e consciência na altura da decisão de compra, permitindo que o consumidor contribua para o interesse comum e sustentável. Esta é uma marca de solidariedade e sustentabilidade dos produtos regionais e autóctones, do produtos de origem portuguesa, com recurso a fornecedores locais, próximos da produção. Para o Natal esta Associação preparou um cabaz presente – Cabaz Arlampar Gourmet Solidário do Interior, com miminhos que podemos oferecer: queijo, azeite, vinho, chá, vela e castiçal em ferro forjado. Para conhecerem este projecto e as empresas que já estão certificadas consultem o site: ecogerminar.org. Contribuamos para divulgar estas iniciativas e fomentemos novas.

A todos vós desejo um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de inovação, criatividade, saúde e paz.