PUB
O dia mais longo do ano em convívio organizado pela AVE no alto da Penha
Segunda-feira, Junho 15, 2015

Numa organização da Associação Vimaranense para a Ecologia, decorre do domingo 21, uma acção que assinala o solstício de verão. Antes, na sexta 19, expõe trabalho de promoção da sensibilização ecológica, desenvolvido pela escola de Infias.

A Associação Vimaranense para a Ecologia (AVE) assinala no próximo dia 21, domingo, a passagem do solstício de verão, marcando assim o dia mais longo do ano, para os povos localizados a norte do equador.

A proposta da AVE é passar um fim de dia em convívio com a subida ao alto da Penha, para aí observar o pôr-do-sol. A subida até à Penha poderá ser feita a pé, de bicicleta ou de carro.

A hora de encontro está marcada para as 17 horas para quem vai a pé, (junto ao edifício sede da Vimágua). Para quem preferir ir de carro o encontro está marcado para as 19 horas, junto à estátua do Papa Pio IX.

A partir das 19 horas, enquanto o sol se vai pondo, irão decorrer várias actividades como sessões de ioga e de leitura e um pic-nic. O sol deverá pousar na linha do horizonte por volta das 21 horas.

Os organizadores deixam alguns conselhos. Quem participar de bicicleta deverá equipar-se com luz sinalizadora, colete e capacete. Cada participante deverá levar o seu farnel para o pic-nic.

A AVE lembra ainda que a participação é gratuita, e que o custo do bilhete do teleférico será suportado pelos participantes. A participação no evento não pressupõe seguro e a sua data poderá ser alterada em função das condições da atmosfera.

TERTÚLIA NA FNAC SOBRE PROJECTO ECO-ESCOLA
Realiza-se no Fórum FNAC de Guimarães uma tertúlia promovida pela ave onde se dará a conhecer o trabalho desenvolvido pela escola EB 2-3 de Infias, à qual a AVE lançou o desafio de reflectir sobre formas de as escolas interagirem no sentido da promoção da sensibilidade ambiental.

Na tertúlia, marcada para as 18.30 horas de sexta-feira, 19 de Junho, um grupo de alunos e professores da Escola Básica e Secundária de Infias-Vizela irá apresentar alguns trabalhos desenvolvidos, e premiados a nível nacional, entre eles uma horta terapêutica, a limpeza do rio Vizela, as deslocações para a Escola de bicicleta ou um filme original sobre a poupança de energia.