PUB
Observações astronómicas com telescópio
Terça-feira, Julho 15, 2008

Numa parceria da Turipenha com o Clube de Astronomia da Escola Secundária das Taipas, realiza-se a 18 de Julho, uma sessão de observação astronómica com telescópio.

O Parque da Campismo da Penha, à imagem de anos anteriores, será palco de uma sessão de observação atronómica com telescópio a realizar na próxima Quinta-feira, 18 de Julho, pelas 21.30 horas.

Integrada no Programa Ciência Viva – Astronomia no Verão, a iniciativa é levada a cabo pela Turipenha em parceria com o Clube de Astronomia da Escola Secundária das Taipas.

O evento, aberto a todos os interessados, poderá proporcionar (se o tempo ajudar!!) à observação de estrelas, constelações, galáxias e planetas do nosso sistema solar.

Para Agosto e Setembro (dias 16 e 14, respectivamente) estão já agendadas para o mesmo local, duas novas iniciativas.

A primeira, a 16 de Agosto (20.30 horas), se as condições climatéricas o permitir, proporcionará a observação do eclipse da lua.

Artigos Relacionados

Observações astronómicas Esta sexta-feira, pelas 21h30m, no pontilhão das Taipas
Sábado, Julho 9, 2005

A iniciativa terá lugar na zona ribeirinha das Taipas (margem direita do Rio Ave), junto ao pontilhão.

Esta actividade dividir-se em duas fases distintas: uma primeira fase de observação a olho nu, onde grupos de seis pessoas serão acompanhadas por um Guia, munido por mapas astrológicos e lanternas, que abordará temas
relacionados com a astronomia e observação do céu nocturno. Esta fase desenrolar-se-há na margem direita do Rio Ave junto à entrada do pontilhão; a segunda fase teria lugar em cima do pontilhão, onde estarão instalados
três telescópios para observação pormenorizada do céu.
Esta iniciativa, da Associação de Antigos Alunos da Secundária da vila, pretende promover uma vertente científico cultural, e despertar
o interesse numa área normalmente pouco visível. Pretende-se que os visitantes
sejam capazes de identificar estrelas, constelações e planetas, bem como ler
mapas das constelações e utilizar correctamente o telescópio.
Por outro lado esta iniciativa pretende dinamizar uma parte da zona ribeirinha
da Vila, actualmente afastada da população.

Artigos Relacionados