PUB
O Penedo ou Ara de Trajano
Quinta-feira, Outubro 8, 2015

Se a designação de “penedo” pode parecer depreciativa para um monumento romano que contém uma referência imperial, o termo “ara” também não é correto, uma vez que o conhecido monumento epigráfico das Taipas não era uma ara, os característicos altares destinados à realização de ofícios religiosos na época romana, de onde adveio a designação das “pedras de ara” que se usavam em alguns altares no culto católico. Ainda que alguns investigadores lhe tenham atribuído uma função viária, como marco miliário da via romana que por aqui passava, o monumento granítico com inscrição latina das Caldas das Taipas não parece ter tido propriamente uma função prática. O termo “monumento” é talvez o mais adequado, ou mesmo a expressão “inscrição rupestre comemorativa” recentemente utilizada pelo epigrafista Armando Redentor, numa análise mais detalhada que realizou no âmbito do seu amplo projeto de doutoramento.

Trata-se de um grande bloco granítico (um penedo, efetivamente) que foi talhado em três faces para receber uma inscrição que contém uma referência ao imperador Trajano, ou César Nerva Trajano, entre outros nomes/cognomes, nos anos 103 ou 104 depois de Cristo. A face gravada era assim visível para quem passava, reforçando o poder e prestígio imperial. O carácter comemorativo da inscrição chegou a ser assinalada por Martins Sarmento no século XIX, que colocou a hipótese de o monólito ter sido esculpido e gravado para assinalar uma construção ou ampliação das termas romanas, que ficavam próximas do penedo. Armando Redentor defende, no entanto, como mais provável uma relação entre a inscrição e uma possível renovação da via romana que já aqui referimos, e que passaria no vicvs das Caldas das Taipas.

Entretanto, em 1818, uma intervenção de renovação das termas modernas motivou um acrescento, em português, assinalando a efeméride, e apresentando mesmo uma tradução aproximada da inscrição de Trajano. Já então se suporia que a Ara de Trajano teria estado relacionada com as termas romanas?

Uma ou outra hipótese apenas poderão ser esclarecidas com o avanço de pesquisas no local que permitam saber mais sobre o vicvs romano de Caldelas. Está a Ara de Trajano num espaço agradável e valorizado da Freguesia. O que seria este espaço na época romana é o que continua igualmente por deslindar.