PUB
“O Lago dos Cisnes” em apresentação do Russian Classical Ballet, no CCVF
Quinta-feira, Dezembro 24, 2015

O ballet composto por Tchaikovsky há quase 140 anos é uma das peças incontornáveis do ballet clássico. Esta é uma peça cheia de romantismo. A sumptuosidade dos cenários e da coreografia são permeáveis a toda a magia da quadra natalícia.

A peça de bailado clássico “O Lago dos Cisnes” será apresentada no sábado de Natal, no dia 26 de Dezembro, no Centro Cultural Vila Flor. Este é um dos mais populares bailados, composto pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, em 1876.

“O Lago dos Cisnes” será interpretado em Guimarães pelo Russian Classical Ballet, uma das mais prestigiadas companhias, fundada em 1990, com bailarinos provenientes de outras companhias, como o Bolshoi Ballet, que interpretou a sua apresentação de estreia.

Esta é uma peça dramática organizada em quatro actos e que traz consigo um imaginário encantatório, devido à sumptuosidade das coreografias e dos cenários e à sua história, pena de romantismo – o príncipe Siegfried deixa-se apaixonar pela figura de um cisne, através do qual se transfigura a princesa Odette.

O ballet foi estreado no Teatro Bolshoi de Moscovo, em 1977, mas a primeira apresentação não convenceu os espectadores. Ao longo dos anos foi cativando o público, tornando-se uma das peças incontornáveis do ballet clássico, onde estão também “O Quebra-Nozes”, “A Bela Adormecida” ou “O Pássaro de Fogo”.

Os temas destas peças inspirou algumas adaptações ao cinema. “O Lago dos Cisnes” serviu da base para o filme “O Cisne Negro”, de 2010, realizado por Darren Aronofsky.Natalie Portman interpretava o papel principal nesse filme, que que lhe valeu o Oscar, em 2011.

O espectáculo em Guimarães, está marcado para as 22 horas de sábado, 26 de Dezembro. Os bilhetes estão à venda por 22 euros e poderão ser adquiridos na bilheteira do CCVF, no Palácio Vila Flor e noutros locais da cidade, como a Plataforma das Artes e da Criatividade, na Loja da Oficina, na Rua Rainha D. Maria II. Os bilhetes poderão ainda ser adquiridos nas lojas FNAC, aos balcões dos CTT e onlina em oficina.bol.pt .

Foto Direitos Reservados