PUB
O Dia Nacional da Conservação da Natureza
Quarta-feira, Agosto 10, 2011

A 28 de Julho de 2011 celebrou-se pela 14ª vez o Dia Nacional da Conservação da Natureza. Este dia foi instituído em Portugal, em 1998, em homenagem aos 50 anos da existência da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), destacando o importante trabalho desta organização não-governamental de ambiente (ONGA) em prol da protecção do património natural do nosso país. Esta foi a primeira organização não-governamental dedicada à conservação da natureza, a surgir na Península Ibérica. Actualmente, segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente existem 120 ONGAs em Portugal.

Este ano, o dia ficou marcado pela reunião da nova Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, a Prof.ª Doutora Assunção Cristas e seus Secretários de Estado, com ONGAs, tais como a LPN e a Quercus, no Parque Natural da Arrábida, onde estas tiveram oportunidade de expor as questões ambientais que mais as preocupam, bem como propostas para resolução das mesmas.
Este encontro insere-se numa ronda de sessões de auscultação aos intervenientes da conservação da natureza, encetada por este Governo, demonstrando vontade de ouvir a sociedade civil, o que é um bom começo. Em termos de estratégia em relação às entidades dependentes da tutela deste recém criado Ministério, consta que está a ser ponderada a fusão do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) com a Autoridade Florestal Nacional (AFN) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) com o Instituto Nacional da Água (INAG). Teremos de aguardar até final de Agosto para saber qual o destino destas quatro entidades. Se a ideia for acabar com a duplicação de tarefas e aumentar a cooperação entre serviços, talvez fosse uma reestruturação positiva… mas a ver vamos.

O Dia Nacional da Conservação da Natureza foi celebrado com acções de sensibilização, por várias entidades e organizações, nomeadamente, o ICNB, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar dos Açores, a Câmara Municipal de Porto Santo, a Associação Ferreira Activa, entre outras. Reitero aqui o apelo feito pelo ICNB, nesse dia, visite e desfrute das nossas Áreas Protegidas.

As informações para preparação das suas visitas pode obtê-las em www.icnb.pt. Sugiro também que visite o site da Ciência Viva – Associação Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (www.cienciaviva.pt) onde pode descobrir e inscrever-se nas acções gratuitas da Ciência Viva no Verão, muitas delas associadas à temática da conservação da natureza.

Vá, aproveite as suas férias de verão e conheça melhor o Património Natural Português e vai ver que se vai maravilhar e sensibilizar para a importância de o conservar.