PUB
Novo Boletim de Trabalhos Históricos lançado no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta
Quarta-feira, Setembro 9, 2015

A publicação do quarto volume, da terceira série, do Boletim de Trabalhos Históricos irá ser acompanhada por um conjunto de conferência sobre a Grande Guerra.

A Câmara Municipal de Guimarães, através do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, irá lançar o quarto volume Boletim dos Trabalhos Históricos, dedicado ao tema da I Guerra Mundial. O lançamento da publicação deverá realizar-se no dia 18 de Setembro.

O lançamento será acompanhado por duas sessões, com palestras dedicadas àquele tema. A primeira destas sessões está marcada para o próximo dia 11 de Setembro, sexta-feira, às 18 horas, nas instalações do Arquivo Municipal.

Nessa altura serão proferidas as conferências intituladas “1914 – 1918: A Grande Guerra”, por Fernando Dias Conceição; “O 9 de abril nas memórias de dois portugueses”, por Manuela Alcântara Santos; e “Velhas Casa – A dos Navarros – Arquivo Municipal Alfredo Pimenta”, por Maria Adelaide Pereira Moraes.

A segunda sessão está marcada para o dia 18 de Setembro, também uma sexta-feira às 18 horas. Desta feita serão apresentadas mais três conferências: “O 20 de Guimarães na Primeira Grande Guerra (1914-1918)”, por Carlos Sousa; “Partiram… para onde o dever os chamou!”, por Elisabete Pinto; “As duas pátrias. Os vimaranenses e a Primeira Guerra Mundial”, por Paulo Cunha.

O Boletim de Trabalhos Históricos foi uma publicação originalmente dirigida por Alfredo Pimenta, sendo dedicada à divulgação da cultura e de estudos de âmbito local e regional. A primeira publicação data de 1933.

TOME NOTA
11 de Setembro de 2015, 18 horas
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

“1914 – 1918: A Grande Guerra”,
por Fernando Dias Conceição
“O 9 de abril nas memórias de dois portugueses”
por Manuela Alcântara Santos
“Velhas Casa – A dos Navarros – Arquivo Municipal Alfredo Pimenta”,
por Maria Adelaide Pereira Moraes

18 de Setembro de 2015, 18 horas
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

“O 20 de Guimarães na Primeira Grande Guerra (1914-1918)”,
por Carlos Sousa
“Partiram… para onde o dever os chamou!”,
por Elisabete Pinto
“As duas pátrias. Os vimaranenses e a Primeira Guerra Mundial”,
por Paulo Cunha