PUB
Nova baixa dos índices de variação do desemprego no distrito de Braga
Terça-feira, Setembro 26, 2006

Segundo o boletim mensal sobre o emprego, publicado pelo Governo Civil de Braga, todos os concelhos do distrito registaram variações negativas nas taxas homólogas do desemprego.

O total do desemprego no distrito de Braga subiu ligeiramente no mês de Agosto, face ao mês anterior. Ainda comparativamente ao mês passado, o concelho de Guimarães aumentou o seu número de desempregados em 13 indivíduos. Esta subida foi mais acentuada no concelho de Braga com um aumento de 286 indivíduos desempregados.

O relatório mensal do Governo Civil de Braga aponta no entanto para uma descida generalizada do total de desempregados com estabelecida a comparação com o mês de Agosto de 2005. Assim, tendo em conta o mesmo relatório, registou-se, no distrito de Braga, uma descida de 5 pontos percentuais. Uma tendência menos acentuada do que a registada no continente, que foi de 6 por cento.

Desta vez, até os concelhos que vinham registando sucessivas subidas nas variações homólogas inverteram essa tendência, como é o caso de Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, com variações de -5%, -4% e -8%, respectivamente.

No concelho de Guimarães, registou-se durante o mês de Agosto um aumento 6% no número de desempregados à procura do primeiro emprego, enquanto que aqueles que procuram um novo emprego foram menos 5% do que em Agosto do ano passado.

O indicador mais crítico continua a ser o da variação do número de desempregados com o ensino superior concluído. Aqui, o concelho de Guimarães apresenta uma taxa positiva de 5%, ainda assim a mais baixo do distrito, que registou no seu total uma variação de 19%.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados