PUB
Noites longas com filmes curtos em Vila do Conde até 12 de Julho
Quinta-feira, Julho 2, 2015

Começa este sábado mais um festival do Curtas Vila do Conde. Filmes-concerto e mil e uma noites em destaque.

É já este sábado que o Curtas Vila do Conde inicia a sua 23ª edição. O festival decorre até dia 12, com a projecção de 221 filmes de 45 países diferentes em 79 sessões.

A antestreia do novo filme de Miguel Gomes – “As Mil e Uma Noites”, recebido com entusiasmo na Quinzena dos Realizadores, do Festival de Cannes – marcará o arranque de uma semana polvilhada por vários filmes-concerto. O destaque principal vai para os Lambchop – banda natural de Nashville, conhecida pelo seu som country-rock alternativo e tom melancólico – que iniciam a sua digressão europeia em Vila do Conde e que tocarão ao vivo para um projecto inédito do realizador Bill Morrison que recolhe várias imagens de filmes do cinema mudo português, remontando-os para uma visão contemporânea.

Nos outros quatro filmes-concerto estarão os portugueses You Can’t Win, Charlie Brown, Frankie Chavez , Bruno Pernadas Quinteto e Garcia da Selva com Norberto Lobo.

O programa oficial competitivo, como nas edições anteriores, estará dividido em cinco géneros: documentário, experimental, ficção, vídeos musicais e animação. A propósito de animação, recorde-se que o Curtas Vila do Conde tem uma espécie de mini-festival de cinema, o “Curtinhas”, com sessões especiais para crianças de diferentes faixas etárias e que este ano conta com uma longa-metragem, a pré-estreia do filme da Ovelha Choné.

Na Solar – Galeria de Arte Cinemática, o Festival mostrará a obra de dois artistas que se têm cruzado nos últimos anos: Ben Rivers e Ben Russel.

O programa completo pode ser visto e descarregado aqui.