PUB
Noite do Pinheiro abre celebrações das Festas Nicolinas
Sexta-feira, Novembro 29, 2013

A partir de hoje e até 7 de Dezembro, Guimarães e toda a sua população estudantil estará em festa para as celebrações nicolinas.

As Festas em honra de S. Nicolau, Patrono dos Estudantes, que se celebram em Guimarães entre 29 de Novembro e 7 de Dezembro, conhecem hoje o seu ponto mais alto – a Noite do Pinheiro.

Milhares de pessoas acompanham o cortejo (22.30 horas) que conduz o enorme pinheiro, desde o Cano até ao Campo da Feira (junto à Igreja de S. Gualter), onde será colocado.

Tudo se processa num ritual que pretende mostrar que a cidade está em festa. A Comissão dos Novos Nicolinos escolhe e ergue um dos maiores pinheiros da região. O cortejo de carros de bois é acompanhado por muitos milhares de Nicolinos que tocam, a compasso, caixa e bombo. É também uma noite de reencontro, de saudade e de celebração da tradição entre novos e velhos Nicolinos que, neste dia, também se juntam à mesma mesa, em diferentes grupos, espalhados pelos restaurantes da cidade e um pouco por todo o concelho vimaranense.

Estes festejos vão prolongar-se até 7 de Dezembro. Até lá vão realizar-se diversas iniciativas que fazem parte da estrutura da Festa. São os designados Números Nicolinos, os quais são fundamentais conhecer para entender o espírito destas Festas: as Novenas; as Ceias Nicolinas; o Pinheiro; as Posses; o Magusto; as Roubalheiras; o Pregão; as Maçãzinhas; as Danças de S. Nicolau e o Baile Nicolino.

Sendo as festas mais antigas da cidade, as Festas Nicolinas são já uma das principais referências culturais da cidade de Guimarães.

Artigos Relacionados