PUB
No centro Histórico de Guimarães
Sexta-feira, Junho 24, 2005

A Câmara Municipal assumiu uma iniciativa porventura pioneira em todo o País, no caso de locais públicos ao ar livre: a disponibilização gratuita de acesso à Internet no Largo da Oliveira e na Praça de S. Tiago, com recurso à tecnologia “wireless”, ou seja, sem fios.

Em qualquer ponto daquelas praças, com recurso a um computador ou a um telemóvel, qualquer pessoa pode aceder, de forma totalmente gratuita, à Internet ou ao correio electrónico. Esta operação é encarada como uma experiência-piloto com possibilidades de ser repetida noutros locais do Concelho onde uma tal solução se revele adequada.

Qualquer pessoa com um Computador portátil com Wi-Fi ou qualquer outro equipamento compatível com Wi-Fi, tal como PDA’s ou telemóveis, poderá utilizar este serviço, não necessitando de qualquer configuração adicional, dado que esta é automática. Estando na área abrangida com o equipamento Wi-Fi activado, este irá detectar automaticamente a rede Guimarães wi-fi, podendo desde logo começar a navegar.

A navegação é gratuita e por tempo ilimitado, mas com a limitação a uma velocidade de ligação mais reduzida, como forma de limitar a possibilidade de fazer “downloads” O objectivo do serviço é o de possibilitar a consulta de páginas na Internet e de correio electrónico e não o de substituir uma ligação normal, com todas as suas funcionalidades. O sistema está dotado de uma aplicação de segurança, tendo em vista o barramento de acesso a sites com conteúdo pornográfico ou ilegal.

Artigos Relacionados