PUB
Ninho de vespas asiáticas em S. Martinho de Sande
Segunda-feira, Outubro 6, 2014

Foi descoberto um ninho de vespas asiáticas na freguesia de Sande S. Martinho. As autoridades já foram alertadas.

Num espaço de um mês, é o segundo ninho de vespas asiáticas descoberto a norte do concelho de Guimarães. O primeiro em S. Lourenço de Sande, entretanto destruído. e agora na freguesia vizinha de S. Martinho de Sande.

O ninho, de dimensão considerável, está instalado no alto de uma nogueira, num terreno particular, no lugar de Cimo de Vila.

Joaquim Castro, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Sande, ainda durante o dia do passado domingo, altura em que foi contactado, procedeu de imediato ao alerta das entidades competentes. Nesta altura, aguarda-se que a todo o momento possa comparecer no local uma equipa especializada para a destruição do referido ninho.

Artigos Relacionados

Ninho de vespas asiáticas em S. Lourenço de Sande
Sexta-feira, Setembro 12, 2014

Foi descoberto um ninho de vespas asiáticas na freguesia de Sande, S. Lourenço, em Guimarães.

Carlos Silva, morador e proprietário do terreno onde o ninho, com cerca de meio metro, se encontra instalado, no cimo de uma laranjeira, apercebeu-se da situação já ao final da tarde desta quinta-feira.

De imediato contactou o presidente da Junta local, Francisco Gonçalves, bem como os bombeiros de Caldas das Taipas que, na impossibilidade de intervir neste tipo de situações, procederam ao aconselhamento, relativamente aos cuidados e procedimentos a ter nestas situações, desencadeando de seguida os contatos necessários com as autoridades competentes.

Proteção Civil e Policia Municipal de Guimarães também já terão sido alertados para a situação. Nesta altura, Carlos Silva, aguarda por técnicos especializados para a destruição do ninho.

Na zona norte do concelho de Guimarães, este é a primeiro ninho de vespas asiáticas a aparecer. Sabe-se, contudo, que esta espécie de vespas se está a deslocalizar desde o Alto Minho para sul e que tem dizimado milhares de abelhas.

Artigos Relacionados