PUB
(Não) Encerramento de Guimarães 2012 foi apresentado
Terça-feira, Dezembro 11, 2012

Uma maratona de eventos a realizar entre os dias 21 e 23 de Dezembro. Serão 48 horas de celebração que marcarão também a passagem de testemunho para as CEC 2013.

“Nós fazemos parte! 48h de Guimarães 2012” vai realizar-se entre as 20 horas de Sexta-feira, dia 21 de Dezembro e as 20 horas de Domingo, dia 23 de Dezembro. Guimarães vai festejar o (não) encerramento da Capital Europeia 2012.

A CEC 2012 pretende, durante essas 48 horas, associar aos festejos do (não) encerramento do evento, uma intensa participação dos cidadãos vimaranenses (e não só) e revisitar o ano de 2012.

São inúmeras as iniciativa programadas.

Logo no primeiro dia, o Pavilhão Multiusos recebe, pelas 22 horas, o espectáculo musical “Então Ficámos…” que contará com mais de 500 participantes amadores, oriundos de 55 das 69 freguesia do concelho. A Passagem de Testemunho do título de Capital Europeia da Cultura a Košice e Marseille-Provence será realizado no início deste evento, altura em que Guimarães deixará de ser oficialmente Capital Europeia da Cultura. A partir das 23h55, é no Centro Histórico de Guimarães que se celebra “Festa do Não Fim do Mundo”.

Sábado e domingo, ao longo de todo o dia, na Plataforma das Artes e da Criatividade, será possível revisitar as obras e os projectos mais marcantes de Guimarães 2012, através de livros, filmes, montras, performances, exposições e fotografia para recordar a Capital Europeia da Cultura. Por toda a cidade vão-se realizar dezenas de concertos que darão corpo ao programa de “A Minha Cidade é a tua casa” numa versão aumentada do Mi Casa es tu Casa que, para além de músicos, contará com a participação de escritores, comediantes, actores e actrizes.

Os La Fura dels Baus regressam ao Toural (o lugar onde tudo começou), no Sábado à noite, com o espectáculo “Nós fazemos parte” que encerrará a história contada em cinco momentos distintos, cada um deles a marcar o início dos diferentes Ciclos da CEC 2012.

No domingo às 18h00, é a vez da Fundação Orquestra Estúdio subir novamente ao palco do multiusos de Guimarães para a a Gala de Natal, concerto que será integralmente gravado pela RTP.

Os bilhetes para os únicos espectáculos pagos destas 48 horas de animação e celebração, o concerto de 21 de Dezembro “Então Ficámos…” (5 euros) e de 23 de Dezembro “Gala de Natal” (10 euros) já se encontram à venda nos locais habituais e também podem ser adquiridos online.

Artigos Relacionados