PUB
Mundo dos Dinossauros em Guimarães
Segunda-feira, Janeiro 10, 2011

Abre ao público, na próxima sexta-feira, no Multiusos de Guimarães e exposição “O Mundo dos Dinossauros”. A iniciativa pretende revelar não só as extraordinárias figuras (à escala real) que representam as mais emblemáticas espécies do grupo Dinosauria mas também os cenários naturais em que viveram.

“O Mundo dos Dinossauros” é uma exposição direccionada para o público familiar e escolar e funcionará diariamente entre 14 de Janeiro e 27 de Fevereiro.
Proporcionando uma excitante viagem pelo mundo dos grandes répteis, no “parque Jurássico” do Multiusos será possível observar bem de perto, os temíveis Velociraptors, Braquiossauro, o Triceratops, o oviraptor e terminar a visita num encontro especial com o T-Rex.

A exposição integra cinco áreas distintas e inclui um estúdio de cinema, uma galeria de fósseis, zona temática e exposição de dinossauros e as zonas de apoio com loja de merchandising, cafetaria e espaço para diversão suplementar.

A visita ao “Mundo dos Dinossauros” inicia-se num estúdio de cinema onde serão projectados vídeos e documentários impressionantes sobre dinossauros. Na Galeria de Fósseis, o visitante é recebido num cenário de escavação paleontológica, numa recriação fantástica do ambiente de laboratório e trabalho de campo de um paleontologista. Neste espaço será apresentado o fóssil de um Yangchaurus com 10 metros.

Segue-se, depois, a visita aos cenários que recriam florestas, desertos, bordas de rio, cachoeiras e zonas de vegetação densa, numa conjugação de elementos e despertar de sentidos.

As figuras reagirão com movimento e som à presença dos visitantes o que tornará a visita mais dinâmica e interactiva.

A exposição “O Mundos dos Dinossauros” estará aberta ao público todos os dias e funcionará, em condições especiais, para grupos organizados (empresas, instituições) e para estabelecimentos de ensino.

As escolas sediadas no concelho de Guimarães beneficiarão de bilhete especial com transporte incluído. Os grupos com mais de 15 pessoas também podem beneficiar de condições especiais na visita ao “Mundos dos Dinossauros”.

Extintos há milhões de anos, os dinossauros dominaram o planeta como criaturas imponentes e demolidoras. Os primeiros fósseis descobertos no século XIX pelos paleontólogos permitiram reunir esqueletos completos que hoje integram as mais ricas colecções de muitos museus em todo o mundo.

Figuras incríveis, os dinossauros continuam a ser as maiores atracções não só nos museus mas também em exposições como esta que o Multiusos de Guimarães lhe apresenta.

Portugal é um país com grandes tradições na descoberta e preservação de fósseis de dinossauro e conta-se entre os 7 países do mundo que apresentam o maior número de géneros de dinossauros (um total de 25).

Organizada pela Tempo Livre e pela Dino World, a exposição tem o apoio institucional da Câmara Municipal de Guimarães e do Exército, para além dos diversos apoios empresariais e parcerias com a grande maioria da imprensa local.