PUB
Mulheres ganham menos que os homens
Quarta-feira, Março 1, 2006

Um estudo da Comissão Europeia, relativo a 2005 e à generalidade da União Europeia, revela que as mulheres ganham menos que os homens e que têm condições de acesso ao mercado de trabalho inferiores.

Um relatório elaborado pela Comissão Europeia revela que, na União Europeia, a taxa de emprego das mulheres é de 55.7%, o que representa um acréscimo de 0.7 por cento, relativamente ao ano anterior. Ainda assim essa taxa continua a ser inferior à dos homens em 15%.

Outro indicador é o do trabalho em part-time: 32.6% das mulheres tem uma situação face ao emprego deste tipo, enquanto que a percentagem para os homens é de 7.4%.

O relatório destaca as tendências positivas registadas, mas refere que continuam a existir motivos de segregação entre homens e mulheres, no acesso ao mercado de trabalho.

A diferença das taxas de emprego entre homens e mulheres é maior em países como Chipre, Luxemburgo, Itália, Espanha e Malta. Já a diferença entre o que mulheres e homens recebem é menor num grupo de países onde se inclui Portugal, embora com um aumento significativo relativamente a 1999.

A Comissão Europeia lançará em breve um conjunto de acções com o objectivo de promover a igualdade entre homens e mulheres.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados