PUB
Mudança da GNR para S. Torcato poderá originar redistribuição de agentes
Quinta-feira, Outubro 4, 2007

A primeira reunião do executivo camarário foi relativamente curta. Das intervenções dos vereadores destaque para a de Rui Vítor Costa que discordou da forma como foram apresentados cinco novos projectos urbanísticos para a cidade.

Na reunião de hoje do executivo camarário, Rui Vítor Costa (PSD) reprovou a forma como cinco novos projectos urbanísticos foram apresentados, sem que antes os mesmos tivessem sido apresentados e eventualmente discutidos na câmara e na Assembleia Municipal.

Em resposta, António Magalhães referiu que a apresentação não significa que o processo esteja fechado e que os projectos tenham carácter definitivo. O edil fez saber que o corpo técnico está ainda à procura de soluções mais convenientes, referindo-se em particular ao caso do projecto apresentado para o Largo do Toural e Alameda S. Dâmaso, cuja solução apresentada poderá não ter boa aceitação por parte da população.

Salgado Almeida (CDU), por sua vez, questionou o líder do executivo pela não conclusão da duplicação da variante urbana de Guimarães, junto ao nó da universidade. Este será um problema que também preocupa António Magalhães, que prevê a resolução da situação no próximo ano.

A retirada do posto da GNR do Centro Histórico de Guimarães, foi um dos pontos tocados pelo presidente da Câmara Municipal, que se referiu ao encontro mantido com o Secretário de Estádio da Administração Interna, no qual a câmara apresentou algumas propostas para uma nova localização do posto: S. Torcato, Urgezes ou Silvares. A primeira é, no entender da câmara a melhor solução.

A mudança da GNR para S. Torcato poderá, segundo António Magalhães, originar uma redistribuição dos efectivos daquela força por outros postos do município, nomeadamente o de Caldas das Taipas.

Agenda desta reunião continha duas deliberações relativas à aquisição de duas parcelas de terreno com vista à construção do acesso ao AvePark.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados