Pelo segundo ano consecutivo, três novos trabalhos serão apresentados ao público. A mostra antecede os Festivais de Gil Vicente e a organização procura desta forma apoiar a criação teatral dos grupos do concelho de Guimarães.
Começa amanhã, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães a segunda Mostra de Teatro Amador de Guimarães. Durante três dias serão apresentados os trabalhos dos projectos vencedores de um concurso prévio. A mostra de teatro visa apoiar a criação teatral de grupos de teatro amador.
O primeiro grupo a subir ao palco do pequeno auditório do CCVF será a Associação Juvenil da Citânia, que apresentará a peça A Vergonha. Seguem-se o Grupo de teatro de Campelos, com A Burguesa e o Teatro de Ensaio Raul Brandão, com As Mulheres de Atenas, respectivamente nos dias 25 e 26 de Maio.
Esta mostra antecede os Festivais de Gil Vicente, que decorrem entre 7 e 16 de Junho. A comissão organizadora decidiu dar continuidade ao projecto com o intuito de fomentar a actividade dos grupos de teatro e promover o gosto pela fruição e prática artística na área do teatro.
O número de inscrições presentes ao concurso mais que duplicaram o que demonstra, segundo a organização, a importância deste tipo de eventos.
A primeira peça a ser apresentadas A Vergonha, pela Associação Juvenil Citânia, parte de uma adaptação do texto de Luís Sttau Monteiro As Mãos de Abraão Zacut, onde é abordado o drama das perseguições às minorias étnicas, cometidas pelas sociedades ou classes histórica e politicamente fechadas.
As entradas têm o preço de 2,5 euros, havendo disponível um bilhete de acesso aos três espectáculos com o preço de 5 euros.
Texto: Paulo Dumas