PUB
Moisés Martins candidato à Reitoria da UM
Sábado, Abril 8, 2006

Guimarães Rodrigues vai ter concorrência na candidatura ao cargo de reitor da Universidade do Minho

A dois meses das eleições para o cargo de Reitor da Universidade do Minho, o professor catedrático e actual presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UM, Moisés de Lemos Martins, anunciou a sua candidatura ao cargo.

Moisés Martins afirma candidatar-se por causa de uma “uma dupla inquietação”, académica e cívica, pretendendo “criar condições para que possa ser feito o exame da nossa política universitária, que há quatro anos se esgota em equivocada estratégia de gestão”, afirmou em comunicado.
Segundo o catedrático, a UM precisa de “centralidade académica”, porque “afastada dos seus eixos de sentido específicos e a funcionar em eixos de sentido que não são os seus” se encontra “desorbitada”, justifica Moisés Martins.

O candidato a Reitor da Universidade do Minho afirma estar a passar por uma experiência “dolorosa” por ver a sua Universidade “atropelada e vergada” num sentido que contraria as suas “convicções de académico”.

Esta é a segunda candidatura à Reitoria da UMinho, já que o actual Reitor, Guimarães Rodrigues, também já deu a conhecer a sua intenção de se recandidatar.

Segundo os estatutos da UM, para a eleição do Reitor, de entre os professores catedráticos de nomeação definitiva, a Assembleia da Universidade irá votar, em escrutínio secreto, aquele que nos próximos 4 anos irá ocupar o mais alto cargo no Largo do Paço. As eleições terão lugar no dia 31 de Maio, podendo ainda surgir novas candidaturas até dia 17 de Maio.

Texto: Samuel Silva

Artigos Relacionados