PUB
Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva , visitou as Taipas
Quarta-feira, Setembro 7, 2005

O ministro José Vieira da Silva esteve de visita a Guimarães. Esta visita culminou com a deslocação às instalações do centro Social Pe. Manuel Joaquim de Sousa e ainda teve tempo para conhecer o projecto do Centro Paroquial.

O Ministro esteve em Guimarães onde participou em reuniões de trabalho relacionadas com diversas instituições de solidariedade social do concelho de Guimarães. Esta visita culminou com a deslocação às instalações do centro Social Pe. Manuel Joaquim de Sousa e ainda teve tempo para conhecer o projecto do Centro Paroquial.
Nas Taipas, a direcção do Centro Social acompanhou o ministro numa viagem pelas instalações e aproveitou para mostrar as obras que estão a ser levadas a cabo no local. A creche que estará concluída ainda neste ano e as três novas salas para ATL em fase de acabamentos.
O Ministro José Vieira da Silva mostrou a sua satisfação pelas instalações e condições que o Centro Social disponibiliza aos seus utentes.
No entanto, foi parco em palavras e acabou por, inicialmente, mostrar as suas preocupações ao nível da situação das empresas do vale do Ave e dos professores não colocados.
José Vieira da Silva referiu que ainda não teve acesso aos últimos números dos Centros de Emprego e dos serviços de segurança social referentes aos pedidos de subsídios de desemprego. Quanto às empresas que vão de férias e depois já não voltam a abrir, o Ministro reconhece que se entrou numa época do ano muito problemática para muitos trabalhadores. A missão do seu Ministério é apoiar essas pessoas na requalificação para voltarem a ocupar os seus lugares no mundo do trabalho.
Relativamente à situação das instituições de solidariedade social do concelho e da visita ao centro Social Pe. Manuel Joaquim de Sousa, o Ministro destacou a importância do contacto directo com a realidade. “Se outra vantagem não tivesse permite-me tomar conhecimento mais perfeito do que vai sendo feito no terreno, que é uma das funções dos governantes. Por outro lado, existe um conjunto projectos na área social com dificuldades de financiamento. Estamos a tentar encontrar soluções para que possam ser rapidamente concluídos e servirem os seus objectivos. Estou optimista apesar da situação difícil que o país atravessa. A visita ao Centro Social das Taipas enquadra-se perfeitamente no que acabei de referir.”
No final desta visita, o Ministro José Vieira da Silva ainda teve tempo para tomar conhecimento do projecto do Centro Paroquial. O arquitecto Nuno Lourenço promoveu uma viagem virtual pelas futuras instalações e o Pe. José Agostinho deu a conhecer os passos dados até ao momento no sentido de edificar esta obra. O Ministro ficou de analisar o dossiê no sentido de estudar um possível enquadramento de financiamento.

Alfredo Oliveira

Artigos Relacionados