PUB
Ministra da Educação visita a Escola Secundária a 12 de Janeiro
Quarta-feira, Janeiro 9, 2008

Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra da Educação, estará presente na cerimónia de entrega dos diplomas aos jovens e adultos que concluíram, no ano de 2007, os respectivos Cursos Tecnológicos, Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e os Processos de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências (RVCC).

Nesta sessão serão ainda assinados protocolos com algumas escolas e empresas. Será de destacar a parceria que será estabelecida com a Associação Comercial e Industrial de Caldas das Taipas (ACIT). José Augusto Araújo entende que esta plataforma de entendimento com a associação representativa do sector poderá ser uma mais-valia para o CNO e, em contrapartida, o sector comercial e industrial da vila poderá passar a ter uma mão-de-obra melhor qualificada, melhorando os seus serviços. “É nosso objectivo, com o estabelecimento deste protocolo, chegar às pequenas e mesmo micro-empresas. A escola poderá oferecer uma formação mais específica atendendo ao sector de actividade da proveniência dos adultos.”

O Centro Novas Oportunidades a funcionar na Escola Secundária desde 5 de Junho de 2006 tem privilegiado a qualificação dos jovens e adultos e a sua acção não se tem ficado somente pela certificação.
O CNO da Secundária de Caldas das Taipas pretende valorizar os conhecimentos que as pessoas foram adquirindo quer da sua experiência de vida quer através da sua vivência profissional. Como é do conhecimento público, qualquer adulto se pode candidatar ao processo de RVCC. Para o Nível Básico tem de ter mais de 18 anos, não ter completado o 4º, 6º ou 9º anos de escolaridade e ter adquirido conhecimentos e competências através do seu percurso de vida. Para o Nível Secundário, para além dos 18 anos, terá de ter pelo menos três anos de experiência profissional e conhecimentos mais ou menos aprofundados de uma língua estrangeira e de informática.
Para mais informações poderá sempre passar pela Escola Secundária ou consultar através da internet em https://esb3-caldastaipas.pt/cno/.

Programa

– Abertura da sessão – 15 H
– Assinatura de Protocolos de Colaboração
– Testemunhos sobre o processo de RVCC
– Entrega de Diplomas: Adultos do processo de RVCC; Cursos EFA e Cursos Tecnológicos
– Encerramento com intervenção de sua Exª a Ministra da Educação
– Lanche/convívio

Artigos Relacionados