PUB
Ministra da Educação participa na Maratona de Leitura
Domingo, Janeiro 27, 2008

Maria de Lurdes Rodrigues volta à Escola Secundária de Caldas das Taipas no próximo dia 29 (terça-feira), para participar na Maratona de Leitura.

Convidada a participar nesta iniciativa, aquando da entrega diplomas a jovens e adultos no passado dia 12, a Ministra da Educação fez já saber que marcará presença.
Trata-se de uma iniciativa onde todos os alunos e a restante comunidade educativa é convidada a ler os textos que mais gostam.
A Maratona da Leitura insere-se na Semana das Línguas que decorrerá de 28 de Janeiro a 1 de Fevereiro, na Secundária da vila com a seguinte programação:

28 de Janeiro – Segunda-feira

09.45h – Abertura oficial
10.00h – Na Biblioteca Escolar/CRE decorrerá a primeira actividade denominada “O livro da minha vida…” Os alunos são convidados a apresentar, oralmente, o livro que mais gostaram de ler. Pretende-se que a intervenção de cada um seja sintética mas apelativa, para causar no público uma motivação especial para novas leituras. Se possível, haverá uma troca de ideias sobre as leituras apresentadas.

15.00h – A actividade “A Escola recebe o escritor…“ conta com a presença de João Ricardo Lopes.
Esta actividade é direccionada para os alunos do Ensino Secundário.
A obra literária de João Ricardo Lopes centra-se mais na poesia, tendo já publicado: A pedra que chora como palavras, Além do dia de hoje, Contra o esquecimento das mãos, Dias desiguais e Dos bons e dos maus (livro de crónicas).
Recebeu os seguintes prémios literários: Prémio Revelação de poesia Ary dos Santos e o XII Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres.

29 de Janeiro – Terça-feira

O segundo dia da Semana das Línguas é totalmente dedicado à Maratona da Leitura.
Esta actividade decorre pelo quinto ano consecutivo, é dirigida a toda a comunidade escolar e consiste num acto ininterrupto de leituras, desde as 08.15h até às 21.30h. Os alunos, num ambiente de festa, lêem os textos que escolheram.

30 de Janeiro – Quarta-feira

10.00h – Chá com leituras
Na Biblioteca Escolar/CRE, os alunos serão convidados a tomar um tradicional chá inglês, ao mesmo tempo que lerão textos também em inglês.
Com esta actividade pretende-se criar um espaço característico da cultura inglesa e motivar para a leitura em inglês.

14.00h – Abertura da Feira do Livro.
Com a colaboração da livraria Culturminho, a comunidade escolar pode visitar e adquirir livros neste espaço.
Horário:
Manhã – 09h – 13h
Tarde -14h – 18h

A Feira do Livro encerrará no dia 1 de Fevereiro, às 13 horas.

31 de Janeiro – Quinta-feira

10.00h às 12.00h e das 14.30h às 17.30h – Crêpes com leituras

Esta actividade decorrerá na Biblioteca Escolar/CRE.
Os alunos poderão saborear um doce característico da gastronomia francesa e viajar pela literatura francesa.

1 de Fevereiro – Sexta-feira

Jantar Literário
Num ambiente que evoca o passado literário, os alunos do 12º ano estarão dispostos em mesas que pretendem recriar diferentes períodos literários.
A viagem literária e gastronómica será diacrónica, desde a Época Trovadoresca até à Modernidade. Os textos serão ditos por alunos transfigurados em diferentes personagens e personalidades da literatura portuguesa.

Artigos Relacionados