PUB
Ministra da Educação entregou diplomas na Escola Secundária de Caldas das Taipas
Domingo, Janeiro 13, 2008

Maria de Lurdes Rodrigues esteve presente na cerimónia de entrega de diplomas aos jovens finalistas dos Cursos Tecnológicos e aos adultos que obtiveram a certificação no Centro Novas Oportunidades, a funcionar na secundária da vila termal.

Tratou-se da primeira visita de um Ministro da Educação a esta escola e serviu para a representante do governo mostrar as virtualidades e o sucesso do projecto ligado às Novas Oportunidades. Maria de Lurdes Rodrigues afirmou que os adultos estão a ser mobilizados como nunca tinha acontecido no país, avançando que num só ano já passaram mais de 350 mil adultos pelos diferentes CNO do país.

O seu discurso foi todo ele virado para a defesa da certificação e reconhecimento das competências dos adultos num país onde metade da população activa, cerca de 2,5 milhões de portugueses, não tem a escolaridade obrigatória.

Questionada sobre o contrato de autonomia assinado no início do ano com a Escola Secundária, a Ministra da Educação foi peremptória ao afirmar que é um contrato para ser cumprido, independentemente de quem estiver no poder.

Esta sessão ficou também marcada pela intervenção do Presidente do Conselho Executivo da escola anfitriã. Destacou o facto do CNO poder dar um forte contributo na luta pela melhor qualificação profissional da população deste meio. Neste sentido, destacam-se as parcerias formalizadas com algumas entidades, nomeadamente com a Associação Comercial e Industrial das Taipas (ACIT).

Este assunto será alvo de desenvolvimento na próxima edição do Reflexo.

Artigos Relacionados