PUB
Ministério da Saúde distingue o cientista Rui Reis
Quinta-feira, Abril 10, 2014

Medalha de Serviços Distintos atribuída a diretor do Grupo de Investigação 3B’s, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde

O Ministério da Saúde atribuiu a Medalha de Serviços Distintos a Rui Reis, Vice-Reitor da Universidade do Minho, Diretor do Grupo de Investigação 3B’s (Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos) e presidente do Laboratório Associado ICVS/3B´s, cujas instalações estão situadas no AvePark.
A distinção, realizada por ocasião do Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta última segunda-feira, 7 de abril, premiou personalidades e instituições que tenham praticado atos de abnegação, caridade, altruísmo ou beneficência ou tenham prestado serviços relevantes à saúde pública ou à assistência social.
O Diretor do Grupo de Investigação 3B’s tem contribuído para o desenvolvimento inovador de biomateriais de origem natural, com as investigações originais que publicou nos campos da engenharia de tecidos e medicina regenerativa.

Rui Reis é o investigador português com mais publicações científicas de sempre (mais de 700 artigos) e um dos mais citados a nível mundial. Recorde-se que foi o primeiro cientista mundial que recebeu os dois maiores prémios da Sociedade Europeia de Biomateriais (Jean Leray e George Winter) e um Clemson Award da Sociedade Americana de Biomateriais, os “Óscares” da especialidade.

Internacionalmente ocupa também diversos cargos de relevo, sendo presidente mundial da TERMIS, a maior sociedade internacional nas áreas da engenharia de tecidos e da medicina regenerativa, e presidente executivo do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, que tem sede no Avepark, e 22 filiais em 13 países da Europa.
Em 2013, Rui Reis recebeu uma Bolsa Avançada de 2,35 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação (ERC), sendo o principal responsável pela gestão de projetos de investigação no valor total de 35 milhões de euros.

Artigos Relacionados